Pesquisar

ANUNCIE

Sua marca no Bonde

Canais

Serviços

Publicidade
Novas diretrizes

Lei garante a professores plano de carreira e jornada reduzida

Redação Bonde com Agência Brasil
17 jan 2024 às 16:30

Compartilhar notícia

Divulgação/SETI
siga o Bonde no Google News!

A Lei 14.817/2024 foi sansionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e publicada no Diário Oficial da União nesta quarta (17), após tramitar por cinco anos no Congresso Nacional. Assim, diretrizes para valorização de professores da rede pública foram estabelecidas, assegurando o plano de carreira, formação continuada e condições de trabalho, como jornada de 40 horas. 


A lei define que, além dos professores, serão alcançados pelas diretrizes outros profissionais “detentores da formação requerida em lei” como os que exercem funções de suporte pedagógico (diretores e administradores escolar, inspetores, supervisores e orientadores educacionais) ou de suporte técnico e administrativo (com formação técnica ou superior em área pedagógica).

Receba nossas notícias NO CELULAR

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp.
Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.


As diretrizes estabelecem como deverá ser constituída a carreira desses profissionais, que só poderão ingressar exclusivamente por concurso de provas e títulos. Entre as considerações estão a possibilidade de progressão funcional periódica e o estímulo ao desenvolvimento profissional, em que levem em conta as titulações e formação continuada, a avaliação de desempenho e experiência profissional, além da assiduidade.


Além disso, assegura piso atrativo e progressão que estimule a carreira e prevê que sejam consideradas as especificidades das redes de ensino e questões como atribuições adicionais e dedicação exclusiva na concessão de gratificações e adicionais.

Cadastre-se em nossa newsletter


A jornada de 40 horas semanais também foi garantida e deverá ter parte dedicada a estudos, planejamento e avaliação, além de garantia da integração do trabalho individual com a proposta pedagógica da escola. Outras condições também foram estabelecidas, como número adequado de estudantes e de turmas por profissional, além de ambiente físico saudável e seguro.


Imagem
Sessenta estudantes tiram nota mil na redação do Enem
O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) informou que 60 candidatos tiraram nota mil na redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2023.

Últimas notícias

LONDRINA Previsão do Tempo

Portais

Anuncie

Outras empresas