Parecer do Conselho Estadual de Educação aponta que o número de alunos matriculados na EJA (Educação de Jovens e Adultos) caiu 40% em 2020 na comparação com o ano anterior. Os dados são da Seed (Secretaria de Estado da Educação e do Esporte). Especialistas apontam que a redução ocorreu por conta do avanço de casos de Covid-19 e da implantação do sistema de ensino em blocos de disciplinas. Antes, a montagem da grade era individualizada e atendia mais aos limites de horário dos alunos.
O problema é apontado por professores e membros do Fórum Paranaense de Educação de Jovens e Adultos. A mudança, que entrou em vigor pouco antes do início da pandemia, visava, segundo o governo, atender as necessidades "dos mais variados perfis sociais, como pessoas em situação de vulnerabilidade e trabalhadores que há décadas abandonaram os estudos e idosos".
Para alunos que já ingressaram no novo modelo, o prazo para a conclusão do ensino médio passou para quatro semestres. Antes não havia limite. A Seed avalia que "o período de transição está chegando ao fim com bons resultados".
Leia mais:
UEM aplica provas do PAS para quase 24 mil estudantes neste domingo
UEL aprova calendário de graduação para 2025
Violência contra mulher negra: 55% dos casos iniciam na juventude
Estudante de ensino superior privado ainda pode se inscrever no Fies até sexta
Leia mais em: https://www.folhadelondrina.com.br/geral/no-primeiro-ano-de-pandemia-mais-de-50-mil-abandonam-eja-3086333e.html