A Seed-PR (Secretaria de Estado da Educação e do Esporte) e o TCE-PR (Tribunal de Contas do Estado do Paraná) firmaram nesta quinta-feira (2) um convênio para capacitar alunos e professores de escolas estaduais sobre o controle social da administração pública. Uma das ideias do projeto é fazer com que os jovens ajudem a fiscalizar e combater a corrupção no estado.
O acordo de cooperação técnica foi assinado no evento de 75 anos do TCE, em Curitiba. O convênio, batizado de “Jovem no Controle”, pretende capacitar 600 mil alunos dos ensinos fundamental e médio, em temas como a fiscalização e aplicação dos recursos públicos.
De acordo com Edilson Liberal, diretor da Escola de Gestão Pública do TCE-PR, as aulas serão no modelo de EAD (ensino a distância) dentro das disciplinas de Educação Financeira, Matemática, Sociologia e Cidadania e Civismo que já estão na grade da Seed.
Leia mais:
Após reforma e ampliação, Londrina entrega Escola Municipal na Zona Norte
Estudante de Rolândia vai jantar com Lula e representar o Paraná em evento nos EUA
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
ONU vê militarização de escolas como ameaça ao direito de ensino
“Essa disciplina tem alguns tópicos ligados a impostos, tamanho e como é formado o estado. A partir disso, nós teremos conteúdos produzidos por servidores do Tribunal. Nós temos cursos em EAD nesse sentido, vamos treinar os professores e eles vão utilizar nessas aulas os conteúdos fornecidos pelo TCE”, disse à FOLHA.
Leia mais na Folha de Londrina