Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Saúde mental

Pesquisa de paranaense é premiada na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia da USP

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
31 mar 2022 às 17:23

Compartilhar notícia

- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A pesquisa de uma paranaense com o tema “Ansiedade e Depressão no Contexto Escolar” foi premiada na Febrace (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia) da USP (Universidade de são Paulo). Grazyella Luna Barlatti Fernandes, 14, está no primeiro ano do Ensino Médio, no Colégio Positivo de Curitiba, e foi motivada pelo fato do assunto ser um tabu no ambiente escolar.


“Eu tinha amigos com o problema e quis explicar o que é essa doença, e como ela afeta o cérebro. Transtornos mentais são complexos, mas é um tema que me fascina”, revela a estudante, que pretende cursar Medicina. Fernandes também se destacou na Mobipe (Mostra Brasileira de Inovação, Pesquisa Científica e Empreendedorismo), do próprio Colégio.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Nesta edição, 427 projetos foram apresentados na Febrace, entre os dias 14 e 26 de março, de forma virtual.

Leia mais:

Imagem de destaque
Confirmado

2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus

Imagem de destaque
Decisão judicial

Governo poderá decidir futuro de colégios que não registrarem quórum mínimo em votação

Imagem de destaque
Investimento de R$ 5 milhões

Após reforma e ampliação, Londrina entrega Escola Municipal na Zona Norte

Imagem de destaque
Colégio público

Estudante de Rolândia vai jantar com Lula e representar o Paraná em evento nos EUA


Na pesquisa de Fernandes, focada nos alunos do 9º ano, foi avaliada a influência do ambiente escolar na saúde mental dos adolescentes. “O processo de investigação científica foi incrível. Poder me aprofundar em um tema tão interessante também me ajudou a ser mais empática com quem sofre de transtornos mentais, e a entender que há coisas que não devem ser ditas porque podem acionar gatilhos”, comenta. 

Publicidade


Para a pesquisa, Fernandes montou um questionário para que estudantes respondessem. As perguntas utilizadas estavam entre as aprovadas pela OMS (Organização Mundial da Saúde) o Self Report Questionnaire 20 (SRQ-20). Nas respostas, foi possível perceber que muitos estudantes entrevistados apresentavam sinais de ansiedade e depressão, e concluir que o assunto deve ser mais abordado em casa e na escola. “Segundo os resultados obtidos com as questões respondidas pelos alunos, eles realmente querem aprender mais sobre esses transtornos, seja para ajudar a si mesmo ou o colega”, observa a professora Larissa Barony, orientadora do projeto.


“Percebemos o quanto eles querem que a escola e a família assumam o papel de mediadores e discutam abertamente sobre o tema. Caso contrário, eles irão buscar informações por conta própria e em fontes que podem não tratar o assunto com a devida complexidade e seriedade. A escola precisa de mais projetos como esse para empoderar o aluno e dar a ele ferramentas para cuidar de sua saúde mental”, conclui a professora. 


Febrace


A Febrace (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia) é um movimento nacional de estímulo ao jovem cientista, que, anualmente, monta uma grande mostra de projetos na USP (Universidade de São Paulo). A intenção é incentivar a criatividade e a reflexão em estudantes da Educação Básica por meio de projetos com fundamento científico, nas diferentes áreas das Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo