Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Encontro virtual

Pesquisa Ecológica de Longa Duração monitora fragmentos da Mata Atlântica e promove workshop

Redação Bonde com Agência UEL
17 jun 2021 às 15:10
- Divulgação/Peld
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Peld (Pesquisa Ecológica de Longa Duração), programa permanente do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) que apoia pesquisas por tempo indeterminado, realiza nos dias 12 e 13 de agosto workshop de integração voltado aos pesquisadores e estudantes participantes, além de outros interessados.


O Programa é desenvolvido nos chamados "sítios”, ou seja, área de interesse para a biodiversidade. Na UEL (Universidade Estadual de Londrina), o sítio se chama Mata Atlântica do Norte do Paraná e atua em fragmentos de Mata Atlântica remanescentes ou em recuperação. É o único sítio no país que já nasceu com o objetivo de monitorar por longo prazo o processo de restauração.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Normalmente, ocorrem reuniões de trabalho, mas como desta vez será necessário realizar o encontro virtualmente, foi decidido promover um evento aberto, conforme explica o professor José Marcelo Torezan (Departamento de Biologia Animal e Vegetal/CCB - Centro de Ciências Biológicas), coordenador do projeto local. A programação ainda não está confirmada e as inscrições ainda não estão abertas, mas o professor adianta que haverá um convidado de outro sítio, para troca de experiências; que todos os subprojetos apresentarão seus resultados e perspectivas; que será via Meet, e que o evento será certificado pela Proex (Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade).

Leia mais:

Imagem de destaque
228 municípios

Concurso Nacional Unificado terá mais de 3.600 locais de prova; saiba como consultar

Imagem de destaque
Confira!

Concurso Nacional Unificado libera cartão de confirmação

Imagem de destaque
Segundo ONG

Em 10 anos, escolas estaduais do país perderam um terço dos professores efetivos

Imagem de destaque
PL das cobaias

Senado aprova projeto que regula pesquisa com seres humanos


Para o coordenador do projeto, será a oportunidade de os estudantes de vários cursos conhecerem o Peld. Além disso, nunca houve um evento científico que reunisse todos os sítios, apenas uma reunião bienal em Brasília com os coordenadores.

Publicidade


Monitoramento do ecossistema - O projeto da UEL funciona efetivamente desde 2014 e já se renovou duas vezes – em 2016 e 2020. Conta no momento com nove docentes pesquisadores e estudantes de graduação (IC - Iniciação Científica) e pós-graduação (Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado). Marcelo explica que a equipe muda, com aposentadorias e chegada de novos professores. Ele conta, por exemplo, que estudiosos de mamíferos e de borboletas e mariposas entraram mais recentemente no projeto. Ainda assim, já havia muitos dados coletados sobre tais espécies. O projeto local monitora diversos aspectos do ecossistema florestal (subprojetos), como biomassa, carbono e microclima, além da fauna: aves, mamíferos e insetos, como abelhas, besouros, borboletas e mariposas.


Para o coordenador, o projeto teve muito boa avaliação em 2020. "É um dos melhores sítios do país. Tem uma equipe motivada e os resultados refletem diretamente no Programa de Pós-Graduação em Biologia”, afirma. Marcelo relata que o Programa se divide em pesquisas de ambiente aquático e terrestre. Neste, o apoio do Peld é muito importante nas pesquisas de Mestrado e Doutorado. Outro saldo positivo disso chega na forma de mais recursos financeiros. "Temos um fluxo de recursos forte e, melhor ainda, constante, o que é extremamente raro em projetos de pesquisa. O Peld é um oásis no universo da pesquisa no Brasil”, diz. Cria-se assim um círculo virtuoso.

Publicidade


Apesar de o ano de 2020 também ter sido de menor produção para o projeto, que não pôde realizar a maioria de suas atividades, em campo ou na UEL, algumas ações simplesmente não podiam deixar de ser executadas, como a manutenção dos equipamentos instalados nas matas. Tudo foi feito dentro de um rígido esquema de segurança sanitária. Apesar das dificuldades, o professor ressalta alguns resultados expressivos, embora não necessariamente positivos.


Ele cita, por exemplo, o estudo de aves. Tem-se constatado um fluxo migratório de aves que costumavam viver mais ao norte do país e que começaram a se instalar nas matas da região, muito provavelmente fugindo do calor. Por outro lado, aves locais foram extintas na região. Outro caso, preocupante do ponto de vista ambiental e de segurança, são as invasões cada vez mais frequentes de porcos ferais, ou "javaporcos”, híbridos de javalis (por si já uma espécie exótica) e porcos domesticados que fugiram para as matas e se tornaram selvagens. Marcelo conta que foram registrados ataques a animais e pessoas.

Publicidade


O professor destaca ainda o monitoramento das matas a fim de observar sua recuperação. Ele informa que as metodologias variam, mostrando números mais ou menos otimistas (ou realistas), e afirma que, no norte do Paraná, tem-se apenas 8% de cobertura de Mata Atlântica. Porém, há regiões no estado com apenas 2% da área original. Outro ponto é que, segundo o pesquisador, acreditava-se que as matas apresentavam nível estável de carbono (que ajuda a regular o aquecimento atmosférico), mas observações têm mostrado que está havendo perda de carbono por causa da morte de árvores de grande porte, mais sensíveis. Marcelo observa que a recuperação se dá mais eficientemente quando o reflorestamento é feito em áreas contíguas onde já há mata nativa.


Para o futuro, o coordenador do Peld local tem a perspectiva de ampliar o escopo, incluindo a presença e impacto humanos, e assim com foco interdisciplinar, agregando pesquisadores de outras áreas, como Geografia, Agronomia e Sociologia.

Peld - O Peld (Programa de Pesquisa Ecológica de Longa Duração) teve início em 1999, por iniciativa do governo federal. Ele incentiva a geração e transferência de conhecimento qualificado sobre a biodiversidade e os ecossistemas que a abrigam, com vistas ao desenvolvimento ambientalmente sustentável. Atualmente, a rede Peld conta com 34 sítios de pesquisa distribuídos em diversos ecossistemas – Programas Peld. O Programa conta com apoio financeiro da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), de 13 Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa e do Fundo Newton (British Council).


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade