Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Feira de profissões pode ajudar!

Pesquisa revela que 30% dos vestibulandos ainda não escolheram o que fazer na graduação

Redação Bonde com Central Press Assessoria
01 out 2021 às 14:41
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Uma pesquisa realizada por três anos consecutivos pela Universidade Positivo, com mais de 10 mil vestibulandos, mostrou que, a menos de seis meses do início do Ensino Superior, cerca de 30% dos estudantes ainda não têm certeza quanto à profissão que desejam exercer no futuro. 


Segundo a supervisora de projetos em Orientação Profissional e de Carreira do curso de Psicologia da Universidade Positivo e doutora em Educação, Rafaela de Faria, isso acontece por três fatores: ao sair do Ensino Médio, muitos estudantes ainda não têm segurança para escolher uma carreira; e mesmo para aqueles que têm, a diversidade de áreas e as segmentações disponíveis provocam ansiedade, exatamente no momento em que eles mais precisam focar nos estudos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


 "Além disso, com as transformações constantes – e cada vez mais rápidas – na nossa sociedade, novas profissões surgem e o mercado de trabalho também vai apontando demandas em novas áreas, muitas delas que ainda nem existem. Identificar essas tendências, integrar com os interesses e habilidades dos estudantes costuma ser difícil sem ajuda profissional", ressalta a supervisora.

Leia mais:

Imagem de destaque
Londrina

Mais de 2,3 mil candidatos compareceram ao teste seletivo da prefeitura para professores

Imagem de destaque
Pedidos pela página do participante

Pedidos de isenção da taxa do Enem podem ser feitos até esta sexta

Imagem de destaque
Incentivo para alunos de baixa renda

Lula anuncia inclusão de 1,2 milhão de alunos no Pé-de-Meia

Imagem de destaque
Homenagem a Tieta

Pesquisadoras batizam de Tietasaura ossada encontrada na Bahia no século 19

 

Publicidade

A pesquisa revela, ainda, que 46% dos estudantes do Ensino Médio escolhem o curso superior com a expectativa de, ao sair da graduação, conseguir um emprego e que 35% dos vestibulandos optam pelo curso para realizar um objetivo pessoal. Ter um bom salário aparece em terceiro lugar, com 15% das respostas. 


Feiras de profissões podem ser uma oportunidade para esse momento decisivo. A UP (Universidade Positivo) promove, nos dias 6 e 7 de outubro, a Fepro On - uma feira de profissões em versão 100% virtual. Com objetivo de auxiliar no processo de decisão sobre qual carreira os vestibulandos pretendem seguir, a ação visa, ainda, contextualizar a vida universitária e mostrar a realidade do mercado de trabalho. 

Publicidade


A programação disponibiliza diversos conteúdos para estudantes, entre testes vocacionais para quem ainda não sabe qual graduação cursar, atividades culturais, palestras com profissionais e empresas renomadas do mercado, além do tour virtual pela instituição. O visitante também poderá explorar todas as opções de cursos a partir de um espaço de vivência acadêmica.

 

Publicidade

Serviço

Fepro On

Inscrições gratuitas pelo site fepro.up.edu.br/

Data: quarta e quinta-feira, 06 e 07 de outubro de 2021

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade