Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Ciência

Pesquisadores da UEL produzem biomassa a partir de microalgas

Redação Bonde com Agência UEL
28 jan 2020 às 10:34
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A biomassa, a partir do cultivo de microalgas, é a matéria-prima para produtos diversos como biocombustível, aditivo para ração animal, cosméticos e alimentos funcionais. Pesquisas de professores e estudantes do Centro de Ciências Agrárias (CCA) constatam a viabilidade da produção de biomassa.

O hoje estudante de pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Bioenergia, do CCE, Helder Rodrigues da Silva, desenvolveu a pesquisa para o doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Agronomia do CCA. Ele estudou diferentes sistemas de cultivo de microalgas. A tese foi orientada pelo professor Cassio Cavenachi Prete, professor do Departamento de Agronomia.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Para a produção da biomassa, foram construídos tanques para o cultivo da microalga. Mesmo com a cobertura com lonas, havia a possibilidade de contaminação da cultura de microalgas, principalmente por passarinhos. Quando ocorre a contaminação dos tanques, a microalga precisa ser desprezada. "Um problema sério é a contaminação. Nas primeiras vezes, tivemos vários problemas, tivemos de descartar tudo e começar do zero", diz o professor Cassio Prete.

Leia mais:

Imagem de destaque
Prova em 12 de maio

Mais de 15 mil candidatos estão inscritos para o concurso da Prefeitura de Rolândia

Imagem de destaque
Londrina

Mais de 2,3 mil candidatos compareceram ao teste seletivo da prefeitura para professores

Imagem de destaque
Pedidos pela página do participante

Pedidos de isenção da taxa do Enem podem ser feitos até esta sexta

Imagem de destaque
Incentivo para alunos de baixa renda

Lula anuncia inclusão de 1,2 milhão de alunos no Pé-de-Meia


Divulgação
Divulgação - Professor Cassio Prete, do Departamento de Agronomia, e o estudante de pós-doutorado Helder Rodrigues da Silva
Professor Cassio Prete, do Departamento de Agronomia, e o estudante de pós-doutorado Helder Rodrigues da Silva


Por isso, o sistema de cultivo das microalgas foi alterado para os bolsões, mecanismos que reduzem a possibilidade de contaminação. Esse sistema ainda vai ser instalado e a previsão é até o final do primeiro semestre deste ano. "A montagem e a manutenção são um gargalo [por causa da falta de pessoal]", afirma o professor, hoje aposentado que atua como colaborador.

Publicidade


Helder da Silva afirma que a otimização do meio de cultivo é uma estratégia para aumentar a produtividade. Ele explica que a produção da biomassa, por meio do cultivo de microalgas, pode ser feita em sistema de baixo custo.


Conforme os estudos, a produção de biomassa foi de dois gramas por litro em um ciclo de 21 dias, período de cultivo. O teor de óleo verificado no produto gerado pela microalga ficou entre 18 e 22%, o que revela alto potencial para a produção de biodiesel.

Apesar de não ter, no momento, sistema de cultivo de microalgas, a biomassa produzida em anos anteriores está armazenada e pode ser usada em outros experimentos. Inclusive é esse material que Helder utiliza no seu pós-doutoramento pelo Programa de Pós-Graduação em Bioenergia, do CCE.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade