Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Entenda

Portarias regulamentam LGU sobre contratação em universidades estaduais do Paraná

Guilherme Marconi
27 mai 2022 às 08:15
- Gustavo Carneiro/Grupo Folha
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Na esteira da LGU (Lei Geral das Universidades), o Governo do Estado definiu novos critérios para contratação de servidores para as universidades estaduais do Paraná. As medidas passam a valer de imediato para as sete instituições estaduais de ensino superior do Paraná,  incluindo a UEL (Universidade Estadual de Londrina). Esses quantitativos foram definidos a partir da Lei 20.933/2021, também chamada de LGU, que foi aprovada pelos deputados estaduais em dezembro do ano passado sob forte crítica de reitores e professores da UEL e da UEM (Universidade Estadual de Maringá). 


As portarias relativas à admissão de professores e profissionais da carreira técnica-administrativa foram publicadas nesta quinta-feira (26) pela Seti (Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior). Segundo o Executivo estadual, as instituições de ensino estão aptas a contratar, por concurso público, até 775 docentes efetivos e 970 agentes universitários, sendo 345 de nível superior e 625 de nível médio. 

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O novo modelo ainda estabelece critérios para um período de transição até que os novos parâmetros de gestão sejam implantados em 2025. Com isso, o número de agentes universitários empregados por tempo determinado, tanto de nível superior quanto médio, se limita ao máximo de 20% dos respectivos cargos previstos na LGU para cada instituição. Será  possível ainda contratar profissionais dessa categoria para repor, temporariamente, servidores lotados em órgãos suplementares, como clínicas e escritórios acadêmicos, conforme estabelecem as portarias. 

Leia mais:

Imagem de destaque
Londrina

Mais de 2,3 mil candidatos compareceram ao teste seletivo da prefeitura para professores

Imagem de destaque
Pedidos pela página do participante

Pedidos de isenção da taxa do Enem podem ser feitos até esta sexta

Imagem de destaque
Incentivo para alunos de baixa renda

Lula anuncia inclusão de 1,2 milhão de alunos no Pé-de-Meia

Imagem de destaque
Homenagem a Tieta

Pesquisadoras batizam de Tietasaura ossada encontrada na Bahia no século 19


Segundo o diretor da Seti, Michel Jorge Samaha, os instrumentos normativos reforçam a autonomia universitária, principalmente na dimensão administrativa. “Na medida em que a LGU propõe um quantitativo geral para docentes e agentes universitários, também atribui mecanismos de distribuição desses recursos humanos, que são altamente qualificados, atendendo diferentes demandas nas áreas de ensino, pesquisa científica e extensão universitária”, afirma.


Especificamente para o ano de 2022, a Seti aprovou 80.520 horas para contratação de professores temporários para as sete instituições. Para definir essa carga horária, foi observada a necessidade de compensações entre as universidades, a fim de manter a equidade e adequação gradual das demandas de cada uma. A UEL não divulgou o número de horas definido para a instituição dentro desse novo modelo de gestão. 


Leia mais na Folha de Londrina.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade