Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Fique esperto!

Procon-LD dá dicas para economizar na compra do material escolar

N.Com
08 jan 2021 às 15:28
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Na compra de material escolar, é comum que a despesa, somada a outras típicas da época de início do ano, pode se tornar pesada no orçamento familiar. Por isso, o Procon-LD (Núcleo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de Londrina) elaborou algumas dicas para ajudar os pais nessa tarefa.


Uma das orientações é antecipar a compra do material, a fim de evitar preços mais altos e longas filas nas papelarias, comuns no período de volta às aulas. Não levar os filhos na hora da compra também pode ser uma saída para economizar, já que as crianças e adolescentes são facilmente seduzidos por marcas e propagandas, levando os pais a adquirir produtos mais caros e muitas vezes desnecessários.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo o diretor-executivo do Procon-LD, Gustavo Richa, não podem ser inclusos, na lista, materiais de uso comum (produtos de higiene e de limpeza), bem como itens utilizados na área administrativa. "É importante lembrar que a lista de materiais fornecida pela escola não pode exigir marcas ou que a compra seja realizada em determinado estabelecimento comercial. Além disso, as unidades escolares só podem requerer os materiais utilizados nas atividades pedagógicas diárias do aluno, em quantidade coerente”, frisou.

Leia mais:

Imagem de destaque
Reajuste salarial

Servidores de instituições federais de ensino entram em greve

Imagem de destaque
Projetos esportivos e culturais

Programa Vencer leva arte e cultura às escolas da rede municipal de Londrina

Imagem de destaque
Inscrições vão até 5 de abril

UEL: Curso de Computação Licenciatura EaD abre vagas para estudantes que prestaram o Enem

Imagem de destaque
Educação

Criança com diabetes ganha direito de ter profissional de apoio para frequentar escola no Paraná


Fazer uma pesquisa de preços também é fundamental para economizar, pois os itens podem apresentar uma diferença grande nos preços praticados por cada estabelecimento. "É possível solicitar o orçamento completo nestes locais, até mesmo por telefone, sem a necessidade de ir até o estabelecimento, para facilitar a comparação dos valores”, apontou o diretor-executivo do Procon-LD.


Outra dica do órgão é sobre a compra em atacado. Grupos de pais e responsáveis podem se unir para, juntos, adquirirem os materiais em maior quantidade, podendo conseguir preços mais competitivos. "Também é possível negociar descontos para pagamento à vista. Aqueles que optarem pelo parcelamento devem ficar atentos se serão cobrados juros e, se possível, optar por menos parcelas”, orientou Richa.

Denúncias – Em caso de dúvidas ou de reclamações sobre descumprimento da legislação, o consumidor pode entrar em contato com o Procon de Londrina, que fica na Rua Piauí, nº 1.117, Centro. Além da forma presencial, as denúncias podem ser feitas pelo e-mail [email protected], pelos telefones (43) 3372-4823, 3372-4824 e 3372-4825 ou ainda pelo 151, de segunda a sexta-feira, das 9 às 15 horas. O órgão também disponibiliza o número de WhatsApp (43) 99914-3277 e uma página no Facebook, onde também é possível registrar reclamações.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade