Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Confira!

Professores da UEL lançam Agente Inteligente para combater fake news sobre o coronavírus

Agência UEL
14 abr 2020 às 08:27
- Divulgação/Agência UEL
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Professores e servidores da UEL (Universidade Estadual de Londrina) lançaram esta semana um site interativo para sanar dúvidas e difundir fatos reais a respeito do novo coronavírus , combatendo o efeito nocivo de notícias falsas (fake news). Trata-se de um Agente Inteligente, como definem os idealizadores, organizado a partir de uma base de dados confiáveis. O site pode ser acessado no endereço coronaai.uel.

O coordenador do projeto, professor Sylvio Barbon Júnior, do Departamento de Computação, explica que as informações foram amparadas em fontes fiéis disponibilizadas pelo Ministério da Saúde e que constam no Manual Perguntas e Respostas COVID-19, utilizado no Disque Corona, uma iniciativa da Prefeitura de Londrina e da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade. O manual tem 66 páginas e aborda dados como sinais e sintomas, cuidados no domicílio, medicamentos, saneantes e antissépticos, além de cuidados necessários para os serviços funerários.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O site oferece a possibilidade do próprio internauta fazer o questionamento. A resposta será dada de forma organizada, inclusive convidando o interessado a se aprofundar pesquisando em outros endereços, de acordo com o assunto. Dessa forma é possível obter informações sobre temas importantes para o controle do vírus como o uso de máscara, como tratar os pets durante o período de isolamento e a utilização de álcool gel.

Leia mais:

Imagem de destaque
Especial LED

Lázaro Ramos é escalado pela Globo para apresentar especial de educação na emissora

Imagem de destaque
O Caco!

Cientistas nomeiam nova espécie fóssil de sapo de Kermit, dos Muppets

Imagem de destaque
Saiba mais

Inscrições para concurso da Caixa terminam nesta segunda; saiba como participar

Imagem de destaque
"Punk"

Pesquisador observa 'cocô de pássaro' e descobre nova espécie de besouro


O coordenador destaca a seção criada especialmente para combater as fake news sobre a pandemia, que nada ajudam no combate à doença, muito pelo contrário, trazem prejuízos à saúde a partir de informações falsas e irreais. Ele explica que esta seção reúne cerca de 150 notícias falsas conhecidas sobre a pandemia. "Estamos tentando pedagogicamente eliminar a difusão do fake news", orienta.

Além do professor Sylvio, o projeto contou com a colaboração do pesquisador Hugo Queiroz Abonizio, também do Departamento de Computação e Eduardo Henrique Giroto, estagiário Iniciação Científica. Entre os demais profissionais convidados estão o professor Alberto Durán González, do Departamento de Saúde Coletiva, Sérgio Henrique Gerelus, Coordenador de Comunicação da UEL, Arthur Eumann Mesas, do Centro de Estudos Sociosanitarios da Universidade de Castilla-La Mancha, Renne Rodrigues, Departamento de Saúde Coletiva e Ana Paula Ayub da Costa Barbon, do Departamento de Medicina Veterinária da UNIFIL. Também atuaram no projeto os profissionais de TI, Wellington Cardador e Leonardo Pinheiro, da Assessoria de Tecnologia da Informação da UEL.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade