Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Saiba Mais!

Programa Aprender Valor leva Educação Financeira a mais de 3 mil estudantes de 175 escolas

Redação Bonde com AEN
27 mai 2021 às 16:56
- Seed
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Implementada em 2021 como componente curricular do Ensino Médio na Rede Estadual de Ensino pela Seed-PR (Secretaria de Estado da Educação e do Esporte), a Educação Financeira também já se faz presente no Ensino Fundamental em algumas escolas no Estado.


Por meio do Programa Aprender Valor, iniciativa do Banco Central do Brasil em parceria com a Seed-PR e a Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), o Paraná é um dos seis estados que já estimulam o desenvolvimento de competências de Educação Financeira a fim de estabelecer uma nova e saudável relação em crianças e adolescentes do 1º até o 9º ano do Fundamental com seus recursos pessoais.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Ao todo, 83 escolas estaduais e 92 municipais aderiram ao projeto-piloto em 2019 e iniciaram as atividades em 2020. Apenas na rede estadual, 97 gestores e 496 professores recebem a formação. Já nas redes municipais são 96 gestores e 437 professores com acesso à formação online específica, conforme sua área de atuação. O tema é tratado de forma transversal nas disciplinas da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) dentro das aulas de Matemática, Língua Portuguesa, História e Geografia.

Leia mais:

Imagem de destaque
Fases de teste

Fominha: app criado por alunos de escola de Wenceslau Braz permite avaliação dos cardápios da merenda

Imagem de destaque
Projeto Artemis

Brasil vai desenvolver formas de cultivo de alimentos no espaço

Imagem de destaque
Cuidado

Secretaria de Assistência Social de Rolândia alerta sobre golpes em anúncios de cursos gratuitos

Imagem de destaque
Saiba mais

Bacia do Tibagi sofre com efeitos climáticos, diz pesquisadora da UEL


Devido à pandemia da Covid-19, algumas ações foram reprogramadas para 2021, como uma atividade diagnóstica realizada em março e abril com turmas de 5º, 7º e 9º anos, de forma online e impressa, de acordo com a realidade de cada escola. Todo o processo foi aplicado e acompanhado pelo CAEd (Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora). Essa avaliação teve como objetivo obter dados que analisassem o comportamento de entrada dos estudantes antes da implementação do programa, ou seja, verificar o que eles já sabem sobre Educação Financeira.

Publicidade


"A gente tem escutado muito os diretores, professores e técnicos pedagógicos dos núcleos sobre as possibilidades por meio desses materiais para se trabalhar com situações cotidianas dos estudantes. É uma uma forma de enriquecer o processo de ensino-aprendizagem e, por meio desse trabalho, consegue-se mudar a atitude dos estudantes e de suas famílias”, diz a assessora pedagógica da Seed-PR e coordenadora estadual do projeto, Mariley Duarte Rocha de Oliveira.


No total, 3.147 estudantes realizaram a atividade e, em maio, estão participando de projetos escolares desenvolvidos pelos professores. Os materiais podem ser acessados na plataforma do Aprender Valor e podem ser aplicados de forma presencial ou online. Nesta etapa, gestores e professores poderão aplicar e compartilhar seus projetos de aprendizagem financeira. O encerramento deste projeto-piloto, que tem o patrocínio financeiro do Fundo de Defesa dos Direitos Difusos, do Ministério da Justiça, está previsto para o fim do primeiro semestre de 2021.


Ampliação – No segundo semestre, o Banco Central vai expandir o Aprender Valor para todo o País e qualquer escola que tiver interesse poderá participar. Na próxima segunda-feira (31) haverá uma live explicando detalhes do que a escola deve fazer para participar. Basta acessar este link. "Muitas escolas agora estão ansiosas para poder participar”, relata Mariley.

Para saber mais sobre o Aprender Valor acesse aprendervalor.caeddigital.net.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade