Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Combate ao preconceito

Projeto da UEL, Entretons, desenvolve pesquisa sobre gêneros, subjetividade e identidade

Redação Bonde com Agência UEL
17 mai 2021 às 16:52
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Desde 2004, 17 de maio é o Dia Internacional Contra a Homofobia. A data foi escolhida especificamente para comemorar a decisão da Organização Mundial da Saúde em 1990 de desclassificar as pessoas LGBTIA+ como tendo distúrbio mental da CID (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde). Atualmente, a data é assinalada em mais de 130 países.


Na UEL (Universidade Estadual de Londrina), o projeto de pesquisa e de extensão Entretons: Gênero e modos de subjetivação desenvolve uma série de ações orientadas para analisar desdobramentos das noções de gênero nos modos de subjetivação, promovendo uma crítica às noções tradicionais de identidade, subjetividade e orientação e entendendo que a construção de gênero nos modos de subjetivação se articulam a partir de perspectivas plurais. Os estudos tanto se baseiam na pesquisa documental de bases de dados quanto em revistas científicas de gênero. Como extensão, promove e atua em diversas iniciativas, acadêmicas e artísticas, muitas com alcance internacional.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O Entretons existe desde 2020, mas é sequência de outros projetos semelhantes. Atualmente, abrange três projetos, de três centros de estudos distintos, coordenados pelos professores Flavia Fernandes de Carvalhaes, Departamento de Psicologia Social e Institucional, CCB (Centro de Ciências Biológicas), Régis Moreira, Departamento de Comunicação, do Ceca (Centro de Educação, Comunicação e Artes) e Marta Ramírez-Gálvez, Departamento de Ciências Sociais, do CCH (Centro de Letras e Ciências Humanas).

Leia mais:

Imagem de destaque
228 municípios

Concurso Nacional Unificado terá mais de 3.600 locais de prova; saiba como consultar

Imagem de destaque
Confira!

Concurso Nacional Unificado libera cartão de confirmação

Imagem de destaque
Segundo ONG

Em 10 anos, escolas estaduais do país perderam um terço dos professores efetivos

Imagem de destaque
PL das cobaias

Senado aprova projeto que regula pesquisa com seres humanos


Segundo Régis, o projeto tem produzido muito material, conseguido expressiva participação e alcançado excelentes resultados. Exemplo é o programa "É babado, Kyrida”, veiculado na Rádio Alma. Outro são os cinco documentários individuais que geraram um sexto, o "Meu amor, Londrina é trans e travesti” – CONFIRA – que mostra como se formou a militância trans e travesti em Londrina.

Publicidade


Para o professor, o documentário tem grande importância, pois cria um registro e dá visibilidade a um movimento ignorado. Graças ao projeto, muitos trans e travestis participam de atividades, fazendo apresentações teatrais, palestras e debates, além de campanhas de arrecadação de cestas básicas, durante o período da pandemia.


O próximo evento, segundo Régis, será no próximo dia 27 de maio, das 19 às 21 horas, com a live "Corpos importam”.

Publicidade


Parcerias – A professora Flavia Carvalhaes também destaca algumas ações, várias com parcerias interinstitucionais ou intersetoriais. Um exemplo é a organização de uma curso de formação para abordar questões de gênero voltado para a rede de serviços de saúde e assistência social do município. É uma ideia que está sendo desenvolvida em conjunto com a Secretaria Municipal da Mulher. Já com a equipe do Sebec (Serviço de Bem Estar à Comunidade da UEL), têm sido promovidas lives e rodas de conversa.


Outra instituição parceira nas discussões é a Alia (Associação Londrinense Interdisciplinar de Aids). Flavia destaca ainda a criação, ainda em andamento, de um Observatório contra o feminicídio em Londrina, acompanhando os processos judiciais. Esta ação deve envolver diversas instâncias e instituições. A professora lembra também que o projeto reúne estudantes de diferentes cursos e até participantes de fora da UEL.

Publicidade


Bandeira trans - Para marcar o 17 de maio, uma intervenção artística foi realizada em Londrina, no cruzamento das ruas Benjamim Constant e da Avenida Rio de Janeiro, próximo à Praça Rocha Pombo, no Centro da cidade. Uma pintura, com as cores da bandeira do orgulho Trans, foi pintada na madrugada desta segunda-feira (17).


O ato simbólico foi organizado pela Rede LGBT Ubuntu, que nasceu durante a pandemia com objetivo de ajudar pessoas LGBTIA+ vulnerabilizadas socialmente; em parceria com o Coletivo ELityTrans e com a Frente Trans de Londrina. O objetivo é dar visibilidade positiva a esta população. Na praça escolhida para o ato, em 2019, um jovem foi assassinado, uma semana após o assassinato de outro, ocorrido no Bosque.

A esquina da intervenção reivindica também a memória desta população como produtores de memória e contribuições históricas na cidade, e por esse motivo a intervenção aconteceu próximo ao Museu Histórico da Cidade. Além disso, a Praça Rocha Pombo foi, durante muitos anos, local de trabalho da população travesti e trans.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade