Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Preocupação Ambiental

Projeto da UEM mostra colapso de espécies devido às barragens

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
18 jun 2021 às 14:26
- UEM
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Resultado de 20 anos de trabalho desenvolvido por pesquisadores do PEA (Programa de Pós-Graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais) da UEM (Universidade Estadual de Maringá) ganhou destaque internacional na revista Biology Letters, vinculada à renomada The Royal Society. A pesquisa está vinculada ao DBI (Departamento de Biologia) e ao Nupélia (Núcleo de Pesquisas em Limnologia, Ictiologia e Aquicultura) da universidade.


O artigo intitulado "Declínio generalizado de insetos aquáticos subtropicais ao longo de 20 anos impulsionado pela transparência da água, peixes não-nativos e desequilíbrio estequiométrico" (acesse o artigo aqui) faz parte do projeto Peld (Pesquisas Ecológicas de Longa Duração), financiado pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e desenvolvido na planície de inundação do Alto Rio Paraná, divisa do Paraná com Mato Grosso do Sul, onde o Nupélia tem a Base Avançada de Pesquisas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Desenvolvido com parceria internacional, o projeto revelou que as hidroelétricas estão causando um declínio generalizado dos insetos que vivem na água, os quais desempenham uma enorme variedade de funções nos ecossistemas aquáticos e terrestres, o que inclui a polinização de áreas agrícolas, a realização do controle de pragas e a disponibilidade de alimento para outros animais.

Leia mais:

Imagem de destaque
Segundo ONG

Em 10 anos, escolas estaduais do país perderam um terço dos professores efetivos

Imagem de destaque
PL das cobaias

Senado aprova projeto que regula pesquisa com seres humanos

Imagem de destaque
Prova em 12 de maio

Mais de 15 mil candidatos estão inscritos para o concurso da Prefeitura de Rolândia

Imagem de destaque
Londrina

Mais de 2,3 mil candidatos compareceram ao teste seletivo da prefeitura para professores


Roger Paulo Mormul, pesquisador do PEA/Nupélia explica que a região tropical e subtropical possui a maior biodiversidade do planeta, no entanto, também está entre as mais ameaçadas, segundo ele, devido às atividades humanas.

Publicidade


Ainda de acordo com Mormul, no Rio Paraná e seus afluentes estão instaladas mais de 130 barragens, as quais têm causado alterações na qualidade da água, ciclagem de nutrientes e introdução de espécies não-nativas, como peixes que se alimentam dos insetos. "Assim, o declínio que registramos ocorre devido às alterações ambientais causadas pelas hidroelétricas. As consequências desse declínio são catastróficas e podem ser tão terríveis que a comunidade científica tem chamado de "apocalipse dos insetos”, conclui Roger Paulo Mormul.


Além de Mormul, participaram da pesquisa Dieison Moi, da UEM; Gustavo Romero e Pablo Antiqueira, da Unicamp (Universidade de Campinas); Pavel Katrina e Liam Nash, da Queen Mary University of London.

Sobre The Royal Society - É a mais antiga sociedade científica do Reino Unido, em continua existência, e dedicada a promover a excelência na ciência para o benefício da humanidade.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade