O projeto de extensão Novos Talentos UEL (Universidade Estadual de Londrina), do Departamento de Histologia e Anatomia, do CCB (Centro de Ciências Biológicas), lança o livro 1º Guia de Práticas de Ciências Naturais (acesse aqui), que atende estudantes de escolas públicas do último ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio de Londrina, por meio de atividades teóricas e práticas nos laboratórios da Universidade. O livro foi lançado virtualmente, em razão da pandemia do coronavírus, e pode ser acessado no site do Projeto Novos Talentos.
Pensado como um guia para professores de escolas públicas de Londrina, o livro tem sete capítulos: Anatomia Comparada, Sistema Reprodutor, Biologia Celular, Genética, Zoonoses, Neurociência e Práticas Interativas. Todos eles foram escritos por estudantes de áreas diversas dos cursos de Ciências Biológicas, Saúde e Ciências Agrárias.
Ao todo, são 56 integrantes, além dos professores responsáveis: a doutoranda em Ensino de Ciências e Educação Matemática, do CCE (Centro de Ciências Exatas) Daniela Cristina Lopes Rejan e os professores do Departamento de Histologia, do CCB, Eduardo José de Almeida Araújo (coordenador) e Fábio Goulart de Andrade (vice-coordenador).
Leia mais:
APP-Sindicato questiona equidade no programa Parceiro da Escola em Londrina
Estudo sugere que consumo de chocolate amargo está ligado à redução no risco de diabetes tipo 2
Projeto da UEL com materiais biodegradáveis é contemplado em edital da Finep
UEL publica informativo que mostra seu papel no desenvolvimento de Londrina
Pesquisa – De acordo com Andrade, o projeto completa 10 anos em 2021 e lança o terceiro livro desde o início – o primeiro escrito por estudantes. "Depois de seis anos de trabalho, em 2017, vimos que tínhamos muito material e decidimos iniciar a publicação do livro”, comentou. O objetivo do grupo era, além do lançamento, colocar em prática as visitas presenciais dos estudantes na UEL. "O livro é o resultado de práticas de ensino e aprendizagem que já deram certo, fruto desses longos anos de pesquisa.”
A "saturação de telas” que já acomete aos estudantes de todas idades seria um dos principais motivos para não realizarem atividades remotas neste momento, para que os professores usem o conteúdo dos livros. "Por conta da pandemia, optamos por só lançar o livro. As atividades remotas dessa forma não teriam efeito porque seriam somente demonstrativas. O interessante é que eles façam, mas sem os laboratórios isso não é possível”, afirma.
Extensão – O projeto de extensão Novos Talentos UEL atua há uma década com estudantes de escolas públicas de Londrina, das séries finais do Ensino Fundamental ao Ensino Médio. Andrade explica que a seleção de estudantes e escolas é feita com base no menor Ideb (Índice de Desenvolvimento de Educação Básica), calculado a partir do cruzamento entre a taxa de aprovação e o desempenho escolar dos estudantes. Passam pelo projeto cerca de 200 estudantes por ano, segundo o professor.
Além do 1º Guia de Práticas de Ciências Naturais, o grupo já lançou outros dois livros, escritos pelos professores participantes: Práticas de Anatomia e Histologia para a Educação Básica (2011) e Atlas de Microscopia para a Educação Básica (2014).