19/06/21
PUBLICIDADE
Acesse o livro completo!

Projeto Novos Talentos UEL lança 1º Guia de Práticas de Ciências Naturais

Divulgação
Divulgação


O projeto de extensão Novos Talentos UEL (Universidade Estadual de Londrina), do Departamento de Histologia e Anatomia, do CCB (Centro de Ciências Biológicas), lança o livro 1º Guia de Práticas de Ciências Naturais (acesse aqui), que atende estudantes de escolas públicas do último ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio de Londrina, por meio de atividades teóricas e práticas nos laboratórios da Universidade. O livro foi lançado virtualmente, em razão da pandemia do coronavírus, e pode ser acessado no site do Projeto Novos Talentos.

Pensado como um guia para professores de escolas públicas de Londrina, o livro tem sete capítulos: Anatomia Comparada, Sistema Reprodutor, Biologia Celular, Genética, Zoonoses, Neurociência e Práticas Interativas. Todos eles foram escritos por estudantes de áreas diversas dos cursos de Ciências Biológicas, Saúde e Ciências Agrárias.

Ao todo, são 56 integrantes, além dos professores responsáveis: a doutoranda em Ensino de Ciências e Educação Matemática, do CCE (Centro de Ciências Exatas) Daniela Cristina Lopes Rejan e os professores do Departamento de Histologia, do CCB, Eduardo José de Almeida Araújo (coordenador) e Fábio Goulart de Andrade (vice-coordenador).

Pesquisa – De acordo com Andrade, o projeto completa 10 anos em 2021 e lança o terceiro livro desde o início – o primeiro escrito por estudantes. "Depois de seis anos de trabalho, em 2017, vimos que tínhamos muito material e decidimos iniciar a publicação do livro”, comentou. O objetivo do grupo era, além do lançamento, colocar em prática as visitas presenciais dos estudantes na UEL. "O livro é o resultado de práticas de ensino e aprendizagem que já deram certo, fruto desses longos anos de pesquisa.”

A "saturação de telas” que já acomete aos estudantes de todas idades seria um dos principais motivos para não realizarem atividades remotas neste momento, para que os professores usem o conteúdo dos livros. "Por conta da pandemia, optamos por só lançar o livro. As atividades remotas dessa forma não teriam efeito porque seriam somente demonstrativas. O interessante é que eles façam, mas sem os laboratórios isso não é possível”, afirma.

Extensão – O projeto de extensão Novos Talentos UEL atua há uma década com estudantes de escolas públicas de Londrina, das séries finais do Ensino Fundamental ao Ensino Médio. Andrade explica que a seleção de estudantes e escolas é feita com base no menor Ideb (Índice de Desenvolvimento de Educação Básica), calculado a partir do cruzamento entre a taxa de aprovação e o desempenho escolar dos estudantes. Passam pelo projeto cerca de 200 estudantes por ano, segundo o professor.

Além do 1º Guia de Práticas de Ciências Naturais, o grupo já lançou outros dois livros, escritos pelos professores participantes: Práticas de Anatomia e Histologia para a Educação Básica (2011) e Atlas de Microscopia para a Educação Básica (2014).
Redação Bonde com Agência UEL
PUBLICIDADE
Continue lendo
Saiba Mais!

Entenda as diferenças entre privatização, concessão e PPP

19 JUN 2021 às 10h00
Qualificação online

Curso gratuito e aberto ao público capacita para atendimento a animais alvo de desastres naturais

18 JUN 2021 às 17h33
Evento online e gratuito!

Pesquisadores do Paraná organizam Jornada sobre Reforma Agrária

18 JUN 2021 às 17h18
Saiba como participar!

UEL abre inscrições para III Módulo do Curso de Formação de Treinadores

18 JUN 2021 às 16h52
Não esqueça!

Terminam nesta sexta-feira (18) as inscrições do Encceja 2020 para privados de liberdade

18 JUN 2021 às 15h40
Entenda

Perfil de membros de 'tribunal ideológico' do Enem preocupa funcionários do MEC

18 JUN 2021 às 15h28
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados