Começou nesta segunda-feira (21) a aplicação das provas do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica). Para este ano, estão previstos a inclusão de 73 mil escolas de todo o Brasil, com participação de cerca de sete milhões de estudantes que estão distribuídos em 244 mil turmas. Com a avaliação, de responsabilidade do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), é possível avaliar a qualidade, a equidade e a eficiência da educação. Assim, as médias de desempenho do Saeb, juntamente com os dados sobre aprovação, obtidos no Censo Escolar, compõem o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).
Para esta edição, o Inep implementou algumas inovações como a referência na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), aprovada em 2017. Assim, estudantes do 9º ano de escolas públicas e privadas farão os testes de ciências da natureza e ciências humanas com base na BNCC, que também será a referência para a avaliação dos alunos do 2º ano do ensino fundamental. As avaliações de língua portuguesa e matemática serão para todos os estudantes de 5º e 9º anos do ensino fundamental e de 3ª e 4ª séries do ensino médio e técnico integrado das escolas públicas.
Uma outra novidade é a avaliação da educação infantil, que será realizada em caráter de estudo-piloto para uma amostra de creches e pré-escolas públicas.
Leia mais:
Após reforma e ampliação, Londrina entrega Escola Municipal na Zona Norte
Estudante de Rolândia vai jantar com Lula e representar o Paraná em evento nos EUA
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
ONU vê militarização de escolas como ameaça ao direito de ensino
*Com informações do Inep.
Mais informações no site do Educa Mais Brasil.