Quem tem filhos ou tem que lidar com aquele vizinho barulhento no momento dos estudos sabe como é: para se preparar para provas e processos seletivos de concursos públicos, a rotina não é nada fácil. Afinal de contas, espaços como salas de estudo e bibliotecas, antes utilizados por estes candidatos, fecharam as portas devido às medidas de restrição de circulação impostas pelas autoridades, a fim de diminuir a curva de contágio do novo coronavírus.
De acordo com a psicóloga do Gran Cursos Online, Juliana Gebrim, uma das primeiras coisas a serem observadas é se a pessoa tem um quadro clínico por trás, que a leve a momentos de interrupção nos estudos. "As pessoas ficam suscetíveis a quadros depressivos e ansiosos, que podem estar diretamente relacionados à falta de atenção e a baixa concentração, afetando a memória”, diz a psicóloga, que ressalta a importância do concurseiro colocar um limite dentro do ambiente de estudos, além de observar o tipo de atenção que está
comprometido.
Opinião compartilhada pelo coordenador do programa de Coaching e mentoria do Gran Cursos Online, Fernando Mesquita, que traz algumas dicas de como estudar durante a pandemia. Uma delas é o ajuste de horários que não coincidam com os momentos de maior rotina na família.
Leia mais:
Paraná pode ter 95 colégios dentro do programa Parceiro da Escola a partir de 2025
2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
Governo poderá decidir futuro de colégios que não registrarem quórum mínimo em votação
Após reforma e ampliação, Londrina entrega Escola Municipal na Zona Norte
"Acorde mais cedo ou durma uma hora mais tarde, para assegurar pelo menos algumas horas de estudo”, pondera o profissional, que ressalta também a importância de combinar os horários de estudo com a família e procurar alternativas para minimizar, como o uso de fones de ouvido e estudar com música que aumente a concentração nos estudos.