Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Ler nas férias!

Saiba como incentivar a leitura para crianças e adolescentes

Redação Bonde com assessoria de imprensa
26 jan 2021 às 14:45
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

As férias de verão são um período propício para descansar a mente e realizar atividades em família. Por que não aproveitar esse momento para incentivar o hábito da leitura? Ler contribui para ampliar o conhecimento, desenvolvimento e para expandir o imaginário das crianças e adolescentes. Além disso, a atividade pode ser um momento de lazer bem divertido.


Uma pesquisa da Universidade de Emory, nos Estados Unidos, comprovou que a leitura provoca no cérebro humano sensações como se o leitor tivesse realmente vivido o momento do livro. "A leitura proporciona uma viagem entre ações, personagens, temas e lugares propostos no livro, essa atividade pode ser realizada de diversas maneiras no período das férias, acessando memórias e repertórios das crianças e adolescentes e proporcionando um momento de muita diversão”, revela a diretora escolar Gillys da Silva.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O acesso aos livros e outras ferramentas de leitura incentiva as crianças e os adolescentes. A especialista dá dicas de como realizar ações e atividades para incentivar a leitura:

Leia mais:

Imagem de destaque
Reajuste salarial

Servidores de instituições federais de ensino entram em greve

Imagem de destaque
Projetos esportivos e culturais

Programa Vencer leva arte e cultura às escolas da rede municipal de Londrina

Imagem de destaque
Inscrições vão até 5 de abril

UEL: Curso de Computação Licenciatura EaD abre vagas para estudantes que prestaram o Enem

Imagem de destaque
Educação

Criança com diabetes ganha direito de ter profissional de apoio para frequentar escola no Paraná


Aproveite para brincar enquanto lê - O momento da leitura também pode acessar a memória e o repertório tanto das crianças quanto dos adultos. Por isso, aproveite para construir brincadeiras com as narrativas presentes nos livros. "Por exemplo, se na história do livro tem um barco navegando, os pais e crianças podem fazer esse barco de massinha, ou outros itens que tenham em casa, essas intervenções ajudam a ativar ainda mais a imaginação e o lúdico”, sugere Gillys.

Publicidade


Comece aos poucos - Para aquelas crianças e adolescentes que não têm o hábito da leitura, respeitar o espaço e o tempo é fundamental. Uma sugestão é começar aos poucos incentivando a leitura de poucas páginas por dia, sem pressa para terminar o livro ou pressão para continuar os próximos.


Utilize outras ferramentas para mostrar as histórias - Filmes, desenhos, séries e peças de teatro também contam muitas histórias retiradas de livros e, com a pandemia, muitos são os conteúdos disponibilizados gratuitamente na internet. Aproveite para mostrar que muitas pessoas gostam da mesma história, que aquele personagem é conhecido no mundo todo. Assistir a um filme também é uma ferramenta para descobrir novos ângulos.


Procure descobrir os temas que mais atraem - É normal as crianças e adolescentes gostarem mais de determinados temas. Esse interesse pode contribuir na escolha dos títulos. "Todas as crianças possuem fases e gostam de determinados assuntos, estimular essa escolha para iniciar o hábito da leitura pode contribuir para que eles se sintam mais confiantes e curiosos”, afirma a diretora.

Embarque junto na viagem - O incentivo dos familiares também auxilia que as crianças e adolescentes queiram compartilhar o livro em que estão envolvidos no momento. Se o livro contar uma história de outro país, por exemplo, uma visita virtual na internet pode mostrar como aquele local é hoje. Ou se a história se passa em um cenário com muitas plantas, porque não aproveitar para fazer algum projeto no jardim de casa ou em um vasinho? "Podemos transformar aquele momento de leitura em aprendizado e diversão”, reforça Gillys.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade