Notícias

Seminário discute proteção intersetorial de crianças e adolescentes

05 mai 2021 às 16:04

A Sejuf (Secretaria de Justiça, Família e Trabalho), através da Fortis (Força-Tarefa Infância Segura), vinculada ao Departamento de Justiça, realizou na terça-feira (4) a abertura do Simpósio Paranaense Intersetorial de Proteção à Criança e ao Adolescente. No formato híbrido – online e presencial – o evento contou a presença dos representantes das instituições signatárias da Fortis, além da participação de mais de 300 internautas.


Os temas abordados foram a "Proteção à Criança e ao Adolescente: Perspectivas e Complexidades” e "O Cenário das Violências contra Crianças e Adolescentes no Paraná”.


"A terceira edição do simpósio nos lembra que cuidar e proteger as nossas crianças e adolescentes, combatendo a violência contra eles, é dever e responsabilidade de todos”, afirmou Ney Leprevost, secretário de Justiça, Família e Trabalho.


Na quinta-feira (6), o seminário terá continuidade com o tema "Lei 13.431/2017: Abordagem Teórica e Prática”. Os encontros acontecem virtualmente, todas as terças e quintas-feiras do mês de maio, das 14h às 18h, com transmissão pelo do canal da Sejuf no YouTube.


"Diariamente, crianças e adolescentes são expostos a diversas formas de violência e, por isso, a Força-Tarefa Infância Segura está promovendo o 3º Simpósio Paranaense Intersetorial de Proteção à Criança e ao Adolescente, com intuito de mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa de seus direitos”, comentou Silvio Jardim, chefe do Departamento de Justiça e Coordenador da Força-Tarefa Infância Segura.


Participaram da abertura de forma presencial Bruno Muller, da Defensoria Pública; Silvio Jardim, chefe do Departamento de Justiça da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho; Rodrigo Grochocki, da Polícia Científica; Ellen Victer, do Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente; o coronel Lanes Rendal Prates, da Policia Militar do Paraná; e Silvia Leão, representando a Ordem dos Advogados do Brasil.


De forma virtual, participaram Maria Goretti, da Secretaria de Saúde; Angela Mercer, da Secretaria da Educação e do Esporte; Noeli Salete Tavares, do Tribunal de Justiça; Luciana Libero, do Ministério Público; José Wilson, do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente; e Luciano Inácio, da Associação dos Conselheiros Tutelares.

Toda violência contra crianças e adolescentes deve ser denunciada através do 181 ou pelo canal de denúncias da Secretaria da Justiça (denuncie aqui).


Continue lendo