Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Entenda

UEL busca garantir pagamentos de servidores, mas não adere ao Meta-4

Fernanda Circhia - Redação Bonde
25 jan 2018 às 16:16

Compartilhar notícia

- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Universidade Estadual de Londrina (UEL) enviou ao governo estadual os documentos necessários para garantir o pagamento da folha salarial de janeiro aos servidores. As informações foram repassadas à Secretaria de Administração e Previdência do Paraná na quarta-feira (24).

A decisão foi tomada visando afastar o risco de suspensão de pagamento, o que prejudicaria os servidores. No entanto, conforme a reitora da UEL, Berenice Jordão, a atitude não caracteriza aderência da universidade ao sistema Meta-4.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A decisão foi tomada em assembleia na quarta-feira. Ao todo, são 5,2 mil funcionários e o valor da folha é de aproximadamente R$ 740 milhões. "Ainda tem uma discussão maior por outras vias, via judicial, porque ainda não foi julgado o mérito dos questionamentos que a reitoria da universidade tem feito em relação à autonomia. Faz parte da autonomia ter a gestão de recursos humanos. Esperamos que o envio desses dados possibilite que o pagamento seja realizado até o dia 31 [de janeiro]", afirmou a reitora.

Leia mais:

Imagem de destaque
Avaliação seriada

UEM aplica provas do PAS para quase 24 mil estudantes neste domingo

Imagem de destaque
Início em 24 de março

UEL aprova calendário de graduação para 2025

Imagem de destaque
Nova pesquisa

Violência contra mulher negra: 55% dos casos iniciam na juventude

Imagem de destaque
Financiamento estudantil

Estudante de ensino superior privado ainda pode se inscrever no Fies até sexta


O envio dos documentos não caracteriza aderência ao Meta-4, pois, para tomar essa decisão, a universidade deve cumprir com todas as etapas do processos do sistema. O envio dos documentos para pagamento foi a única etapa que a UEL cumpriu.

Publicidade


"A universidade não declina do direito de defender a sua autonomia de gestão administrativa e financeira, conforme preconiza a Constituição Federal e a Constituição Estadual do Paraná, inclusive já assegurada no MS 20.599-8/TJ-PR, de modo que entrega dos documentos não caracteriza aderência ao sistema Meta-4, e sequer renúncia à defesa da autonomia universitária, de forma que a universidade continuará envidando todos os esforços administrativos, políticos e jurídicos para preservação da autonomia de gestão financeira, administrativa, didática e científica", descreve trecho de nota de esclarecimento enviada pela universidade.


Caso os reitores Mauro Baesso, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), e Berenice Jordão, da UEL, não cumpram com a liminar da Justiça que impõe o envio de dados da folha salarial das universidades, deverão pagar multas diárias de R$ 500. A decisão foi proferida na quarta-feira (24) pelo juiz Jailton Juan Carlos Tontini, da 3ª Vara da Fazenda Pública, em Curitiba.

Publicidade


No entanto, Berenice afirma que o envio dos documentos "não tem nada a ver" com a liminar imposta na quarta-feira, mas sim para tentar garantir o pagamento dos salários dos servidores da instituição.


Meta-4

Publicidade


O Meta-4 é um sistema operacional de acompanhamento e controle do quadro de pessoal que, desde 2012, vem sendo implantado nos órgãos da administração estadual do Paraná, conforme estipula o Decreto 3.728/12.


Em 1º de agosto de 2017, a Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep) aprovou a Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2018 (LDO) e, em 11 de dezembro de 2017,, foi aprovada a Lei Orçamentária Atual (LOA) para o ano de 2018, cujos diplomas legais obrigam a Iees (UEL, UEM, Uenp, UEPG, Unespar, Unicentro e Unioeste) ao processamento dos pagamentos via o novo Siaf, sistema este que vai gerar as folhas de pagamentos dos órgãos estaduais, utilizando o Meta-4. Apenas a UEL e a UEM não aderiram ao Meta-4.

Publicidade


Na sexta-feira (19), o governo do Paraná enviou ofício aos reitores das duas universidades sobre a necessidade de atender à decisão do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR) e às resoluções do Poder Executivo e enviar os dados para o Meta-4.


Nos últimos anos, o governo estadual já emitiu diversos alertas aos reitores das universidades reforçando as deliberações sobre a questão desde a edição do decreto 3.728/12, que estabeleceu a obrigatoriedade de todos os órgãos aderirem ao sistema de gestão da folha.


(Com informações do repórter Vítor Ogawa do Grupo Folha)

(Atualizada às 15h50 de sexta-feira, 26, para acréscimo de informações)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo