A UEL (Universidade Estadual de Londrina) obteve a aprovação de mais dois cursos de doutorado, em Psicologia e em Bioenergia, na última reunião do colegiado do Conselho Técnico-Científico de Ensino Superior da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), que ocorreu de 14 a 18 de agosto, em Brasília.
Com essa aprovação, a UEL vai passar a contar com 35 doutorados e 47 mestrados ligados a 49 programas de pós-graduação. Do total, cinco são considerados de excelência, segundo avaliação da Capes, ou seja, com notas 6 ou 7.
O doutorado em Bioenergia vai atuará por meio de rede com outras cinco instituições do Paraná – UFPR (Universidade Federal do Paraná) e as estaduais de Maringá (UEM), Centro-Oeste (Unicentro), Oeste do Paraná (Unioeste) e Ponta Grossa (UEPG).
Leia mais:
Câmara aprova proibição de celulares em escolas do país
La Niña ainda pode ocorrer em 2024, mas sem força para reverter aquecimento, diz agência
Paraná pode ter 95 colégios dentro do programa Parceiro da Escola a partir de 2025
2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
Já o de Psicologia será ofertado pelo Programa de Pós-Graduação do curso, criado há sete anos. Para a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da UEL, professora Sílvia Meletti, a aprovação dos novos cursos demonstra a qualidade existente nos dois programas, avaliados com nota 4 pela Capes.
Meletti destaca que, além da excelência do corpo de pesquisadores que precisa comprovar produção acadêmica e experiência em orientação, pesou a infraestrutura existente na UEL, como laboratórios, bibliotecas e a Clínica Psicológica.
No ano passado, a Capes divulgou a avaliação dos programas de pós-graduação de todo o país. Naquele documento, a UEL chegou ao patamar de excelência com cinco programas notas 6 e 7. Nesta avaliação, 16 cursos aumentaram suas notas e 32 mantiveram o conceito.
Bioenergia
O doutorado em Bioenergia deverá iniciar com aproximadamente 20 vagas. A coordenação do programa aguarda os trâmites do MEC (Ministério da Educação), como publicação no Diário Oficial da União, para implantar o curso. O programa terá área de concentração em Bioenergia, com duas linhas de pesquisa, em Biocombustíveis e em Energias Renováveis. O curso terá função estratégica, dado à necessidade de formação de recursos humanos nesta área. Atualmente, existem somente outros dois programas em Bioenergia na base da Capes, um com foco na produção agro energética e outro em bioetanol.
Psicologia
O Programa de Pós-graduação em Psicologia buscou abarcar, desde a criação, a diversidade da produção acadêmica, o que justificou a definição de sua área de concentração em Psicologia. Atualmente são oferecidas duas linhas de pesquisa que englobam a diversidade da formação e produção científica: Avaliação Psicológica, que aborda as questões do diagnóstico, construção de instrumentos psicológicos, o estudo do processo de adoecimento psíquico no campo da saúde e no trabalho em equipe multidisciplinar; e Processos Clínicos, caracterizada pela investigação no campo da avaliação psicológica e do desenvolvimento intersubjetivo no âmbito da psicologia clínica com ênfase em psicanálise.