Uma parte dos mais de 300 projetos acadêmicos desenvolvidos por professores, estudantes e servidores da UEL serão demonstrados na próxima quarta-feira (15) durante o 2º Calçadão da Extensão e da Cultura, que será realizado das 10 às 16 horas, em frente ao Cine Teatro Universitário Ouro Verde, localizado no Calçadão, no Centro de Londrina (Rua Maranhão, 85). O objetivo é demonstrar parte das atividades que causam forte impacto na sociedade, relacionadas a serviços, consultorias, pesquisas e atendimentos.
Segundo o reitor da UEL, Sérgio Carvalho, o Calçadão da Extensão pretende deixar claro para o cidadão os projetos desenvolvidos nas diversas áreas de conhecimento. "Cada uma destas iniciativas é uma escola que ensina e que aprende, que impacta e transforma a própria instituição e a sociedade na qual a UEL se insere. Estes projetos inovam, criam novas histórias, novos modos de ensinar e formar os profissionais, ano a ano", define ele.
O próprio reitor e o vice-reitor da UEL, professor Décio Sabbatini Barbosa, vão transferir as atividades administrativas do Campus para o Cine Teatro Ouro Verde, na quarta-feira, em que deverão receber lideranças da região, além de professores, pesquisadores e estudantes. O objetivo é aproximar a sociedade da comunidade universitária, evidenciando atividades consideradas de impacto social, econômico e cultural.
Leia mais:
Após reforma e ampliação, Londrina entrega Escola Municipal na Zona Norte
Estudante de Rolândia vai jantar com Lula e representar o Paraná em evento nos EUA
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
ONU vê militarização de escolas como ameaça ao direito de ensino
As tendas e estandes serão montados no hall do Ouro Verde e no Calçadão para que estudantes e professores possam fazer um corpo a corpo com quem passar pelo local. Serão demonstrados projetos que representam serviços essenciais como o Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo (Emau), que atende a comunidade carente, e o Bom Negócio Paraná, que fomenta noções de empreendedorismo a pequenos empresários. Também serão demonstradas as ações do Núcleo Maria da Penha e do Núcleo de Estudos e Direitos da Criança e Adolescente, que atende respectivamente mulheres em situação de risco e casos de crianças e adolescentes vulneráveis. Todo o atendimento é gratuito.
Também deverão participar do Calçadão órgãos e unidades bastante conhecidos da população, como o Hospital Universitário (HU/UEL), Hospital Veterinário (HV), Clínica Odontológica Universitária (COU), Colégio de Aplicação, Fazenda Escola, Museu Histórico de Londrina, Bebê Clínica, Museu de Ciência e Tecnologia, Casa de Cultura, Clínica Psicológica e o Escritório de Aplicação de Assuntos Jurídicos, entre outros.
Impacto social
Segundo a Pró-reitora de Extensão, Cultura e Sociedade, Mara Solange Gomes Dellaroza, a importância deste evento está ligada à necessidade da UEL deixar claro o que faz e os resultados obtidos a partir dos projetos. "Queremos mostrar como estamos presentes na vida das pessoas", esclarece a pró-reitora. Ela define extensão como o conjunto de serviços e atividades que envolvem estudantes, professores e servidores em ações para transformar e para tornar a cidade um local melhor para viver.
Paralelamente aos estandes no centro, serão realizadas apresentações culturais no Restaurante Universitário (RU), no Campus, nos horários do almoço e jantar. Outra ação será a Feirinha da Cidadania, que oferece artesanato, alimentos e hortaliças, que também deverá ser realizada no pátio do RU. As ações buscam movimentar o Campus nos intervalos das aulas.