Levantamento do Times Higher Education Impact Rankings 2022, que avaliou 1406 Universidades de todo o mundo em relação aos 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas) , destacou a UEL (Universidade Estadual de Londrina) como a instituição brasileira que melhor promove a Igualdade de Gênero, e a sexta melhor em Qualidade de Educação. Na avaliação geral, a UEL aparece entre as 18 melhores universidades brasileiras que mais promovem os objetivos.
A UEL enviou dados sobre a atuação em 13 ODSs para serem avaliados e em vários deles obteve o reconhecimento de suas ações, sendo a quinta melhor brasileira em desenvolvimento para a paz, justiça e instituições fortes, a décima na promoção de ações de combate à pobreza, e a décima também em ações voltadas à redução das desigualdades. A nota geral da UEL no ano de 2022 foi de 68,4 pontos. No cômputo geral, considerando mais de 1.400 Universidades, um aumento de 25% em relação ao ano anterior, a UEL foi classificada entre as posições 401 e 600.
Entre os 17 itens avaliados a UEL conseguiu crescer na questão de gênero e manteve a mesma classificação de 2021 no item 3, Saúde e Bem-Estar. Segundo o reitor, Sérgio Carvalho, essa última avaliação demonstrou novamente bons resultados, colocando a Universidade entre as melhores e maiores Instituições de Ensino Superior do país e, particularmente, nos aspectos gênero e educação.
Leia mais:
Câmara aprova proibição de celulares em escolas do país
La Niña ainda pode ocorrer em 2024, mas sem força para reverter aquecimento, diz agência
Paraná pode ter 95 colégios dentro do programa Parceiro da Escola a partir de 2025
2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
“Somos a primeira Universidade em igualdade de gênero no Brasil e a sexta em qualidade de educação, fruto do esforço de agentes universitários, professores e estudantes que fazem a diferença com seu empenho”, destacou. O reitor afirmou que a UEL reúne condições de se manter forte e engajada para melhorar estes aspectos, se atentando para outras necessidades igualmente importantes. O importante, frisou ele, é planejar para melhorar o posicionamento futuro da Universidade dentro do grupo de elite do ensino superior brasileiro.
Indicadores
Para a diretora de Avaliação e Informação Institucional, da Proplan (Pró-reitoria de Planejamento), professora Elisa Emi Tanaka Carloto, o levantamento considerou indicadores para fornecer comparações abrangentes e equilibradas em quatro grandes áreas: pesquisa, administração, extensão e ensino. Ela ressalta que este é o único ranking que analisa as Instituições de Ensino Superior e o trabalho desenvolvido em relação ao desempenho global relativo aos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) das
Nações Unidas.
De acordo com a diretora, mais do que estar numericamente bem avaliada, o levantamento demonstrou que a UEL tem obtido bons resultados no desenvolvimento de ações relacionadas à missão de promover o desenvolvimento e incentivar atitudes relacionadas à promoção de cidadania e no incentivo de atividades com sustentabilidade.
Ela ressalta ainda que o resultado deste ano reforça a necessidade de estabelecer metas claras dentro de um planejamento pedagógico institucional. O Impact Rankings 2022, é uma compilação de 17 metas, uma por cada ODS da ONU. O cômputo geral é composto pelo ODS17, que é obrigatório, e outros três na qual a instituição obtém as melhores notas.