A UEL (Universidade Estadual de Londrina) se mantém como a melhor universidade estadual do Paraná, de acordo com o ranking da revista britânica Times Higher Education – Emerging Economies 2021, divulgado na terça-feira (9). O levantamento classificou as 606 melhores instituições de Ensino Superior de 48 países considerados emergentes. No âmbito nacional, a UEL está na 29ª posição e, no âmbito internacional, ocupa a faixa 401-500.
Elisa Emi Tanaka Carloto, diretora de Avaliação e Informação Institucional da Proplan (pró-reitoria de planejamento), afirma que o Times Higher Education é um dos rankings mais relevantes que a universidade participa. "Ele tem valor agregado diferenciado, porque agrupa os países que possuem nível semelhante e apresenta melhor parâmetro comparativo. Ele avalia itens importantes para que as economias emergentes possam ser alavancadas", frisa.
A metodologia avalia cinco áreas: Ensino, Pesquisa, Citações, Perspectivas internacionais e Renda da indústria (referente a relação com empregadores e oportunidades de estágios). Carloto explica que cada item recebe uma pontuação, mas que, no geral, é a relação entre eles que dá um bom desempenho para a Universidade. "Esses itens são fundamentais para que formem uma engrenagem, com ensino e pesquisa, tecnologia e geração de conhecimento, para promover o desenvolvimento do país", aponta.
Leia mais:
Câmara aprova proibição de celulares em escolas do país
La Niña ainda pode ocorrer em 2024, mas sem força para reverter aquecimento, diz agência
Paraná pode ter 95 colégios dentro do programa Parceiro da Escola a partir de 2025
2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
A diretora destaca ainda o momento de pandemia vivido em todo o mundo, que trouxe dificuldades para o desenvolvimento das atividades em diversos setores. "Conseguir manter a pesquisa e o ensino em uma universidade estadual, no interior do Brasil, é uma vitória coletiva de estudantes, servidores, funcionários e de todas as outras instituições que apoiam a UEL por meio de convênios, parcerias, campos de estágio e oportunidades para o desenvolvimento de diversas atividades", pontua.
Brasil
Das 606 instituições apontadas, 52 são brasileiras, entre públicas – federais e estaduais – e privadas. Na primeira colocação, entre as nacionais, está a USP (Universidade de São Paulo). Sete instituições estaduais de ensino superior paranaenses estão ranqueadas nesta edição do Times Higher Education – Emerging Economies 2021. No âmbito estadual, a PUCPR (Pontifícia Universidade Católica) alcançou a primeira colocação, seguida da UFPR (Universidade Federal do Paraná) e da UEL. Na sequência, estão: UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa), UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), UEM (Universidade Estadual de Maringá) e Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná).
Rankings
Outros dois rankings divulgados em junho de 2020 também apontam o bom desempenho da UEL. O QS World University Rankings lista apenas 22 instituições brasileiras, das quais a UEL está na 17ª colocação, sendo a única estadual do Paraná. Já o The Center for World University Rankings (CWUR) coloca a instituição na 38ª posição, entre 57 ranqueadas do país. Neste, a UEL é a segunda estadual e a terceira paranaense.