Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Ranking

UEL e UEM estão entre as universidades mais sustentáveis do mundo

Redação Bonde com Agência UEL
22 dez 2020 às 08:37
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Universidade Estadual de Londrina (UEL) e a Universidade Estadual de Maringá (UEM) estão entre as instituições de ensino superior mais sustentáveis do mundo, segundo o UI GreenMetric World University Ranking 2020. Elaborado anualmente pela GreenMetric, uma rede global de universidades voltada à sustentabilidade ambiental, o ranking foi publicado no dia 7 de dezembro.


O superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Bona, destacou as ações das Universidades Estaduais que desenvolvem atividades de ensino, pesquisa e extensão, seguindo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU). "As universidades desenvolvem várias projetos com o intuito de investir na conservação e preservação de ecossistemas, a fim de racionalizar o consumo de recursos naturais, para diversificar o uso das fontes, entre elas as de energia renovável”, pontua.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Ocupando as posições globais 530 e 537, respectivamente, UEL e UEM são as únicas instituições públicas do Paraná a figurar na lista mundial, demonstrando as boas práticas de sustentabilidade ambiental empreendidas por ambas as universidades. Considerando somente o território brasileiro, as duas universidades estão em 27º e 28º lugar, na mesma ordem. Já na América Latina, a UEL está na 74ª colocação e a UEM na 75ª posição do ranking.

Leia mais:

Imagem de destaque
PL das cobaias

Senado aprova projeto que regula pesquisa com seres humanos

Imagem de destaque
Prova em 12 de maio

Mais de 15 mil candidatos estão inscritos para o concurso da Prefeitura de Rolândia

Imagem de destaque
Londrina

Mais de 2,3 mil candidatos compareceram ao teste seletivo da prefeitura para professores

Imagem de destaque
Pedidos pela página do participante

Pedidos de isenção da taxa do Enem podem ser feitos até esta sexta


Nesta edição, foram avaliadas 912 instituições, sendo 38 brasileiras. Nos critérios de avaliação, o ranking considerou seis indicadores: áreas verdes; consumo de energia; gestão de resíduos; tratamento de água; mobilidade; e educação ambiental. Esses aspectos têm impacto direto na redução da emissão de gases de efeito estufa e na diminuição do aquecimento global.

Publicidade


Para os dirigentes das universidades estaduais, a sustentabilidade ambiental é uma questão que começa a ser amplamente debatida na comunidade universitária, aliada à necessidade de inovação, e um dos principais valores propiciados é a Responsabilidade Socioambiental. De forma unânime, eles enfatizam a necessidade de promover mudança cultural com os princípios da sustentabilidade no meio acadêmico e científico.


"Esse resultado reflete o compromisso da Universidade com a sustentabilidade e a busca de alternativas para alcançarmos tal objetivo”, destaca o reitor da UEL, professor Sérgio Carlos de Carvalho. "A universidade está empenhada em promover a sustentabilidade em diferentes frentes, dentro e fora de seus campi, em atividades lideradas pelos departamentos acadêmicos e administrativos”, acrescenta o vice-reitor da UEM, professor Ricardo Dias Silva.

RANKING – Criado em 2010, pela Universidade da Indonésia (UI), o UI GreenMetric World University Ranking tem como objetivo mensurar ações que tornam os campi universitários mais sustentáveis, do ponto de vista ambiental, classificando as instituições, de acordo com as melhores práticas e programas desenvolvidos. Clique aqui para consultar o ranking de 2020.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade