Com o objetivo de auxiliar os estudantes na elaboração de trabalhos acadêmicos e artigos científicos, o PET (Programa de Educação Tutorial) do curso Zootecnia da UEL (Universidade Estadual de Londrina), do CCA (Centro de Ciências Agrárias), realiza entre os dias 3 e 6 de maio a 2ª Escola de Formação de Cientistas. O evento conta com palestras sobre plágio, referências e construção da escrita científica, que serão realizadas às 18 horas, por transmissão no canal do PET Zootecnia UEL. Podem participar estudantes de graduação e pós-graduação de todos os cursos e áreas do conhecimento. As inscrições são gratuitas e são efetivadas – AQUI.
Segundo Ana Maria Bridi, tutora do PET de Zootecnia da UEL e professora do Departamento de Zootecnia, do CCA, a primeira edição, realizada em 2020, na ocasião intitulada Semana de Formação de Cientistas, foi considera um sucesso, pois reuniu quase 700 inscritos. Em 2021, o nome do evento foi modificado para Escola, para dar a noção de continuidade à formação dos alunos e auxiliar com mais temas sobre pesquisa, escrita e estruturação de texto científico.
"Nós acreditamos que a formação do cientista é importante para a formação de qualquer profissional, mesmo que ele não vá se tornar, posteriormente, um cientista”, afirma Ana Maria. Segundo ela, estudos indicam que estudantes que tiveram formação e contato com a escrita científica, por meio da IC (Iniciação Científica), têm intervalo mais curto para ingressar na pós-graduação, e quando começam, conseguem terminar mais rapidamente que os outros alunos.
Leia mais:
2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
Governo poderá decidir futuro de colégios que não registrarem quórum mínimo em votação
Após reforma e ampliação, Londrina entrega Escola Municipal na Zona Norte
Estudante de Rolândia vai jantar com Lula e representar o Paraná em evento nos EUA
A professora da UEL ainda destaca que os estudantes desenvolvem também o pensamento científico, com observação de eventos para criar hipóteses, desenvolver estudo e, só assim, tirar conclusões, indo além do pensamento comum.
Programação – A abertura do evento, no dia 3 de maio, tem a palestra "Será que estou plagiando?”, que será ministrada pela professora Adriana Lourenço Soares, do Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos, do CCA, atual coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos da UEL e responsável pelo EAPq (Escritório de Apoio ao Pesquisador), da PROPPG (Pró-reitoria de Pós-graduação).
No dia 4 de maio, a bibliotecária Natali Silvana Zwaretch, chefe da Divisão de Referência da Biblioteca Central da UEL, fala sobre "Como maximizar os resultados de busca”. O professor João Arlindo Neto, do Departamento de Ciência da Informação, do Ceca (Centro de Educação, Comunicação e Artes), é o terceiro palestrante do evento. Ele abordará o tema "Como não sofrer com as referências bibliográficas”.
No último dia, o palestrante convidado é o professor Gilson Volpato, do Igvec (Instituto Gilson Volpato de Educação Científica), que falará sobre "A construção da escrita científica”. Ele é professor aposentado da Unesp de Botucatu e especialista em redação científica, com diversos livros e artigos publicados sobre o tema.
Confira a programação completa da 2ª Escola de Formação de Cientistas – Pet Zootecnia UEL.