10/05/21
PUBLICIDADE
Faça sua inscrição!

UEL promove curso online e gratuito sobre escrita científica

Divulgação
Divulgação


Com o objetivo de auxiliar os estudantes na elaboração de trabalhos acadêmicos e artigos científicos, o PET (Programa de Educação Tutorial) do curso Zootecnia da UEL (Universidade Estadual de Londrina), do CCA (Centro de Ciências Agrárias), realiza entre os dias 3 e 6 de maio a 2ª Escola de Formação de Cientistas. O evento conta com palestras sobre plágio, referências e construção da escrita científica, que serão realizadas às 18 horas, por transmissão no canal do PET Zootecnia UEL. Podem participar estudantes de graduação e pós-graduação de todos os cursos e áreas do conhecimento. As inscrições são gratuitas e são efetivadas – AQUI.


Segundo Ana Maria Bridi, tutora do PET de Zootecnia da UEL e professora do Departamento de Zootecnia, do CCA, a primeira edição, realizada em 2020, na ocasião intitulada Semana de Formação de Cientistas, foi considera um sucesso, pois reuniu quase 700 inscritos. Em 2021, o nome do evento foi modificado para Escola, para dar a noção de continuidade à formação dos alunos e auxiliar com mais temas sobre pesquisa, escrita e estruturação de texto científico.

"Nós acreditamos que a formação do cientista é importante para a formação de qualquer profissional, mesmo que ele não vá se tornar, posteriormente, um cientista”, afirma Ana Maria. Segundo ela, estudos indicam que estudantes que tiveram formação e contato com a escrita científica, por meio da IC (Iniciação Científica), têm intervalo mais curto para ingressar na pós-graduação, e quando começam, conseguem terminar mais rapidamente que os outros alunos.

A professora da UEL ainda destaca que os estudantes desenvolvem também o pensamento científico, com observação de eventos para criar hipóteses, desenvolver estudo e, só assim, tirar conclusões, indo além do pensamento comum.

Programação – A abertura do evento, no dia 3 de maio, tem a palestra "Será que estou plagiando?”, que será ministrada pela professora Adriana Lourenço Soares, do Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos, do CCA, atual coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos da UEL e responsável pelo EAPq (Escritório de Apoio ao Pesquisador), da PROPPG (Pró-reitoria de Pós-graduação).

No dia 4 de maio, a bibliotecária Natali Silvana Zwaretch, chefe da Divisão de Referência da Biblioteca Central da UEL, fala sobre "Como maximizar os resultados de busca”. O professor João Arlindo Neto, do Departamento de Ciência da Informação, do Ceca (Centro de Educação, Comunicação e Artes), é o terceiro palestrante do evento. Ele abordará o tema "Como não sofrer com as referências bibliográficas”.

No último dia, o palestrante convidado é o professor Gilson Volpato, do Igvec (Instituto Gilson Volpato de Educação Científica), que falará sobre "A construção da escrita científica”. Ele é professor aposentado da Unesp de Botucatu e especialista em redação científica, com diversos livros e artigos publicados sobre o tema.

Confira a programação completa da 2ª Escola de Formação de Cientistas – Pet Zootecnia UEL.
Redação Bonde com Agência UEL
Continue lendo
Conheça as Obras do Jardim

Museu de Arte de Londrina comemora aniversário com exposição virtual

10 MAI 2021 às 17h35
Veja os depoimentos!

Pesquisa aponta que 79% de mulheres que atuam na música são discriminadas

10 MAI 2021 às 17h21
É até quinta!

Prouni: começa entrega de documentos para bolsas remanescentes

10 MAI 2021 às 16h38
Cuide-se na pandemia!

Professora da UEL orienta sobre hábitos e alimentos que melhoram a imunidade

10 MAI 2021 às 16h25
Confira!

Revalida: inscrições para segunda fase começam dia 31/05

10 MAI 2021 às 15h58
Não perca!

Seleção de novos instrutores do Curso Especial Pré-Vestibular da UEL está aberta

10 MAI 2021 às 15h40
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados