Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Homenagem

UEM cria memorial para pessoas que morreram por Covid-19

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
22 mar 2021 às 10:12
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A UEM (Universidade Estadual de Maringá) acaba de lançar Memorial para pessoas que morreram por Covid-19 em tributo aos servidores, ex-servidores e alunos que vieram a óbito pela infecção.


Em Maringá, o primeiro caso da doença foi confirmado no dia 18 de março de 2020. Uma mulher de 46 anos, recém-chegada da Espanha apresentou os sintomas da doença. Um ano depois, até sexta-feira (19), de acordo com a secretaria de Saúde, a Cidade Canção registrou 36.176 casos positivos da Covid-19 e 635 óbitos pela doença.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Destas pessoas, 10 atuaram na UEM contribuindo com a divulgação de conhecimento. Eram professores, vigilantes patrimoniais, uma técnica em laboratórios, um técnico de Assuntos Educacionais e uma Auxiliar Operacional, atuantes e aposentados; além de um aluno do 4º ano do curso de Ciências Contábeis.

Leia mais:

Imagem de destaque
Provas no dia 28 de abril

Concursos públicos da Prefeitura de Londrina recebem mais de 35 mil inscrições em três editais

Imagem de destaque
Veja como ajudar

Família de 'jovem gênio' de Londrina faz campanha para participação em olimpíada de matemática em Nova Iorque

Imagem de destaque
Participação gratuita

Evento da UEL reúne grandes nomes femininos do jornalismo nesta quarta

Imagem de destaque
Enfrentamento ao racismo

Escolas com mais alunos negros têm piores estruturas, aponta estudo


A primeira perda ligada à UEM foi a morte da psicóloga aposentada Maria Lúcia Dantas, 70, no dia 29 de julho de 2020. Ela atuou como Coordenadora do Ambulatório Médico e de Enfermagem do Hospital Universitário Regional de Maringá. Antes, havia assumido a Diretoria de Assuntos Comunitários, foi chefe do Núcleo de Psicologia Aplicada do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes e Psicóloga da Pró-Reitoria de Recursos Humanos e Assuntos Comunitários.

Publicidade


"Nenhuma morte deve ser contada apenas como estatística. Tendo consciência disso, a UEM construiu um memorial virtual, que dignifica as pessoas que perderam a vida pela doença. É uma homenagem aos servidores, ex-servidores e alunos. Estes estarão simbolizando todas as perdas que tivemos neste longo período de pandemia. A Universidade demonstra a sua solidariedade e respeito às famílias”, exterioriza Julio Damasceno, reitor da UEM.


Ações da UEM para auxiliar no controle da pandemia

Publicidade


A UEM criou o Comitê Covid-19, formado por médicos, enfermeiros, farmacêuticos e administrativo, incluindo pró-reitores e diretores. O Comitê Covid-19 trabalhou e tem trabalhado pautando decisões por critérios técnicos respaldados por profissionais com profundo conhecimento sobre a epidemiologia.


A universidade também criou o Grupo de Estudo de Evidências Científicas em Covid-19, que começou a desenvolver métodos de trabalho para manter um fluxo de informações confiáveis para o corpo técnico do comitê de acompanhamento e de controle do coronavírus. É neste cenário, que os pesquisadores da UEM e do HUM (Hospital Universitário Regional de Maringá) vêm se destacando cada vez mais na pesquisa, inovação e ciência, a contribuir significativamente na qualidade dos cursos de graduação e de pós-graduação.


Concomitante, com o intuito de informar e esclarecer a população, a instituição desenvolveu uma home page contendo notícias e informações atualizadas diariamente, sobre o vírus que, até então era totalmente desconhecido.

Também, graças ao empenho da UEM e HUM, o novo bloco com 108 leitos foi disponibilizado, em tempo hábil, para o tratamento exclusivo de pacientes com Covid-19 e os pesquisadores do HUM, profissionais e alunos de graduação e pós-graduação dos cursos de Medicina e Física se uniram para desenvolver um modelo de respirador e um de oxigenador para atender às possíveis demandas do hospital. Essas e outras ações consolidaram o HUM como referência em tratamento do coronavírus na região de Maringá.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade