Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Vestibular suspenso

UEM suspende calendário letivo da universidade

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
08 mai 2020 às 08:46
- Divulgação/UEM
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Em reunião realizada pela Internet, iniciada nesta quinta (7) pela manhã e que adentrou a noite, o CEP (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão) da UEM (Universidade Estadual de Maringá) decidiu, por o mundo vivenciar um "momento de exceção”, suspender as aulas presenciais (tecnicamente chamadas de "calendário letivo”, que é apenas um dos componentes do "calendário acadêmico”). Foi cogitado migrá-las temporariamente para as aulas remotas para graduação, mas esta proposta foi descartada.

Os conselheiros definiram que a universidade deverá propor atividades acadêmicas não obrigatórias a distância. Na sessão, que durou mais de dez horas, houve apreciação e discussão do Parecer 001/2020 da Câmara de Graduação, Extensão e Educação Básica e Profissional do CEP, do relator Oduvaldo Câmara Marques Pereira Júnior, bem como de dois pareceres de vista referentes ao primeiro documento, respectivamente dos conselheiros Jeselay Hemetério Cordeiro dos Reis Brasil e Luiz Fernando Lolli.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


As aulas presenciais do 1º semestre de 2020, previstas para terem começado em 6 de abril, nem sequer haviam iniciado, devido ao isolamento social usado como enfrentamento à covid-19. Mesmo sem estar, até então, com realização de aulas presenciais, oficialmente o calendário letivo da UEM seguia em vigor, já que só poderia ser suspenso por deliberação em plenária do CEP, o que acaba de ocorrer. Quanto aos Programas de Pós-Graduação, por ora estes seguem com atividades remotas.

Leia mais:

Imagem de destaque
"Punk"

Pesquisador observa 'cocô de pássaro' e descobre nova espécie de besouro

Imagem de destaque
Novas regras

Entenda o que muda no ensino médio após projeto aprovado na Câmara

Imagem de destaque
Em oito anos

Pela primeira vez, Brasil não atinge meta de crianças no ensino fundamental

Imagem de destaque
Lista de aprovados

Resultado da pré-seleção do Fies 2024 é divulgado pelo MEC


A reunião virtual, presidida pelo reitor Julio César Damasceno, chegou a atingir 164 participantes, a maioria conselheiros: 82 votaram a favor da suspensão; 47 foram contrários; e 1 se absteve. Desde abril, a UEM vinha consultando alunos e professores, de forma on-line, para saber se seria ou não viável a eles a promoção do ensino presencial remoto, que resumidamente se trata da oferta de aulas com uso de Internet e demais tecnologias para que os alunos assistam-nas em casa.

Publicidade


Outros assuntos


Nessa mesma reunião, os conselheiros do CEP também aprovaram o Relatório Institucional Consolidado Sobre os Grupos PET (Programas de Educação Tutorial) da UEM. Igualmente foi aprovado que bancas de defesa de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) possam ocorrer totalmente por videoconferência – ou seja, com todos os membros on-line, separados geograficamente, tirando a obrigatoriedade de alguém estar presencialmente na universidade durante a pandemia.

As aulas dos cursos ofertados pelo Núcleo de Educação a Distância da UEM seguem normalmente, conforme já noticiado. Quanto ao Vestibular de Inverno 2020, continuam suspensas as datas para inscrição e realização das provas.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade