11/08/20
29º/14ºLONDRINA
PUBLICIDADE
Vestibular suspenso

UEM suspende calendário letivo da universidade

Em reunião realizada pela Internet, iniciada nesta quinta (7) pela manhã e que adentrou a noite, o CEP (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão) da UEM (Universidade Estadual de Maringá) decidiu, por o mundo vivenciar um "momento de exceção”, suspender as aulas presenciais (tecnicamente chamadas de "calendário letivo”, que é apenas um dos componentes do "calendário acadêmico”). Foi cogitado migrá-las temporariamente para as aulas remotas para graduação, mas esta proposta foi descartada.

Divulgação/UEM
Divulgação/<a href='/tags/uem/' rel='noreferrer' target='_blank'>UEM</a>


Os conselheiros definiram que a universidade deverá propor atividades acadêmicas não obrigatórias a distância. Na sessão, que durou mais de dez horas, houve apreciação e discussão do Parecer 001/2020 da Câmara de Graduação, Extensão e Educação Básica e Profissional do CEP, do relator Oduvaldo Câmara Marques Pereira Júnior, bem como de dois pareceres de vista referentes ao primeiro documento, respectivamente dos conselheiros Jeselay Hemetério Cordeiro dos Reis Brasil e Luiz Fernando Lolli.

As aulas presenciais do 1º semestre de 2020, previstas para terem começado em 6 de abril, nem sequer haviam iniciado, devido ao isolamento social usado como enfrentamento à covid-19. Mesmo sem estar, até então, com realização de aulas presenciais, oficialmente o calendário letivo da UEM seguia em vigor, já que só poderia ser suspenso por deliberação em plenária do CEP, o que acaba de ocorrer. Quanto aos Programas de Pós-Graduação, por ora estes seguem com atividades remotas.

A reunião virtual, presidida pelo reitor Julio César Damasceno, chegou a atingir 164 participantes, a maioria conselheiros: 82 votaram a favor da suspensão; 47 foram contrários; e 1 se absteve. Desde abril, a UEM vinha consultando alunos e professores, de forma on-line, para saber se seria ou não viável a eles a promoção do ensino presencial remoto, que resumidamente se trata da oferta de aulas com uso de Internet e demais tecnologias para que os alunos assistam-nas em casa.

Outros assuntos

Nessa mesma reunião, os conselheiros do CEP também aprovaram o Relatório Institucional Consolidado Sobre os Grupos PET (Programas de Educação Tutorial) da UEM. Igualmente foi aprovado que bancas de defesa de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) possam ocorrer totalmente por videoconferência – ou seja, com todos os membros on-line, separados geograficamente, tirando a obrigatoriedade de alguém estar presencialmente na universidade durante a pandemia.

As aulas dos cursos ofertados pelo Núcleo de Educação a Distância da UEM seguem normalmente, conforme já noticiado. Quanto ao Vestibular de Inverno 2020, continuam suspensas as datas para inscrição e realização das provas.
Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Conteúdo relacionado:
Após publicação do decreto
Grupo técnico autoriza reabertura de shoppings e galerias em Londrina
Liberação pelo STF
Paraná pode restringir divisas por causa do coronavírus
Capacitação
Escola de Gestão do Paraná oferta 13 cursos online e gratuitos
Continue lendo
Entrega em 2021
Nova escola dará mais segurança a alunos em Mauá da Serra
10 AGO 2020 às 16h09
Flexibilidade
Confira quais cursos e graduações podem ser feitos em EAD
10 AGO 2020 às 15h52
Ensino infantil
Prefeitura entrega CMEI com 600 vagas na zona sul de Londrina
10 AGO 2020 às 15h42
Desafios
Colégio de Londrina testa o ensino híbrido; entenda o que é
10 AGO 2020 às 14h53
Confira!
Confira os concursos nacionais mais esperados para 2021
10 AGO 2020 às 11h20
Saiba mais
Paraná vai contratar profissionais e estudantes da área de saúde
07 AGO 2020 às 10h17
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados