Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Volta às aulas

Universitários querem passaporte de vacina na UEL

Ana Júlia Gabas - Estagiária*
21 jan 2022 às 20:47
- Arquivo Folha
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Em reunião online, na tarde desta sexta-feira (21), o DCE (Diretório Central dos Estudantes) da UEL (Universidade Estadual de Londrina) discutiu as recentes medidas tomadas pela universidade em relação ao retorno das aulas. Dentre as pautas levantadas estava a não obrigatoriedade do passaporte vacinal como medida para o retorno seguro presencial e, também, a desorganização por parte da instituição ao tomar a decisão de adiar o retorno presencial faltando quatro dias para o início das aulas.  


Nesse cenário, a decisão dos estudantes é por pressionar a UEL pela adoção da obrigatoriedade do passaporte vacinal para o retorno das aulas. Na terça-feira (18), a Câmara de Graduação da instituição votou contra o passaporte como medida para o retorno presencial. “É uma medida de segurança necessária para voltar”, explica Natália Rodrigues de Held, membro do DCE. Segundo a estudante, o retorno dos alunos a universidade não afetará somente a comunidade universitária, mas também a população em geral: o fluxo no transporte coletivo será maior e haverá o contato direto entre milhares de estudantes. Além disso, não há certeza de que todos os alunos estejam vacinados, já que o recolhimento dos dados ainda não está completo. 

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Em uma reunião realizada na quinta-feira (20), a Câmara de Graduação da UEL optou pela manutenção do retorno das atividades acadêmicas no dia 24 de janeiro em formato remoto pelas próximas três semanas, com a possibilidade de atividades presenciais, seguindo as especificações dos planos de matriz curricular de cada curso. Com isso, a preocupação dos estudantes está concentrada na segurança sanitária da comunidade, uma vez que o estado do Paraná, assim como o país todo, vivencia diariamente o aumento dos casos de Covid-19, sobretudo da variante Ômicron, além dos casos da gripe H3N2. Em Londrina, segundo o último boletim epidemiológico, a média de novos casos de Covid-19 é de 500 por dia, somando mais de 2000 casos ativos da doença, com 35 internações.

Leia mais:

Imagem de destaque
PL das cobaias

Senado aprova projeto que regula pesquisa com seres humanos

Imagem de destaque
Prova em 12 de maio

Mais de 15 mil candidatos estão inscritos para o concurso da Prefeitura de Rolândia

Imagem de destaque
Londrina

Mais de 2,3 mil candidatos compareceram ao teste seletivo da prefeitura para professores

Imagem de destaque
Pedidos pela página do participante

Pedidos de isenção da taxa do Enem podem ser feitos até esta sexta


Das onze universidades públicas do estado do Paraná, sete delas já adotaram o passaporte de vacina como exigência para a volta do ensino presencial. E, das instituições estaduais, a UEL é a única que não exigirá comprovante. “Que eles retomem a discussão, repensem e votem de novo. É algo que já foi adotado em outras universidades, tanto do Paraná quanto fora do estado”, pontua a estudante.


O DCE seguirá pressionando a universidade quando a isso e irá adotar algumas medidas para que ocorra uma segunda reunião na Câmara de Graduação. Além de compartilharem a informação entre a própria comunidade universitária, a intenção é fazer com que a pauta chegue até o conselho da UEL: “Além de escrever um manifesto, a gente pretende fazer uma reunião com as categorias de professores, técnicos e pós-graduação. E tentar levar a pauta novamente para o conselho”, conclui Held.


*(supervisão Patrícia Maria Alves)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade