O livro é, cada vez mais, uma grande opção de presente para todas as idades. Principalmente para crianças e adolescentes, que ainda estão formando a sua personalidade nesse mundo tão cheio de opções e armadilhas digitais. Ler é tão importante que se tornou uma recomendação médica internacional, apoiada pela ONU. A leitura desenvolve a atenção, a concentração, o vocabulário, a memória e o raciocínio; estimula a curiosidade, a imaginação e a criatividade; ajuda a criança a perceber e a lidar com os sentimentos e as emoções, minimizando problemas comportamentais, como agressividade, hiperatividade e comportamento arredio; auxilia no desenvolvimento da empatia e na boa qualidade do sono; desenvolve a linguagem oral; e fortalece o vínculo com quem lê para ela.
Um estudo conduzido pela Fundação Nacional de Leitura Infantil dos Estados Unidos comprovou-se que crianças com contato com os livros desde bebês se tornam adultos mais confiantes e preparados não apenas para os estudos, mas para a vida como um todo. Cristiane Mateus, que é editora da Editora Positivo, afirma que escolher bons livros é fundamental. "A escolha certa possibilita a formação do hábito de leitura. É um caminho que leva o leitor a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa", ressalta.
Mas como escolher a obra certa? A especialista dá algumas dicas: "Em primeiro lugar, é preciso escolher literatura de boa qualidade para crianças e saber diferenciar esse tipo de obra das demais. Há ótimos livros didáticos, por exemplo, mas eles não são literatura. Para escolher bons livros não há uma receita, mas é possível encontrar critérios. A idade cronológica de um leitor é apenas um dos parâmetros. As editoras costumam sugerir idades, o que é válido, mas é preciso comparar essa sugestão com a criança real que receberá o livro. A idade também pode indicar o nível de alfabetização. Uma criança não alfabetizada necessitará de um mediador - e isso deve ser levado em consideração. Mais importante que a idade e o tema, é a linguagem, misteriosa e rica, que precisa pesar na hora da escolha. Na dúvida, leve um livro difícil e desafiador. Vale lembrar que muitos livros literários são para todas as idades", esclarece.
Leia mais:
Escola Municipal do Eli Vive em Londrina ganha sede em terreno de 6.300m²
Escola municipal de Londrina faz mostra de pesquisas científicas de alunos neste sábado
Escola municipal de Cambé terá videomonitoramento e reconhecimento facial
Universidade de Maringá lidera ranking de produção científica feminina no Brasil
Confira as seis dicas de livros para presentear nesse Dia das Crianças:
1 – Era uma vez... – As histórias clássicas como Chapeuzinho Vermelho, Alice no País das Maravilhas, Pinóquio, Peter Pan e outras são recriadas pelo ilustrador Benjamin Lacombe neste livro em páginas pop-up, que ao se abrirem formam desenhos em três dimensões. Também é uma boa opção para os adultos contarem as histórias para as crianças enquanto manuseiam o livro.
2 – A bola do vizinho - Quando vê o vizinho jogando bola, a menina sai em disparada e busca uma maior. O menino não deixa por menos: ele se retira e volta com uma maior ainda. Onde será que isso vai parar? Obra de Raquel Matsushita, com 36 páginas.
3 – Só de brincadeira - Pipa, bambolê, amarelinha, balão, trenzinho... as brincadeiras que encantavam a infância do escritor Leo Cunha são retratadas em forma de poesia e ilustradas com imagens delicadas e suaves de Anna Cunha. Escritos em uma linguagem simples e muito aprazível, os poemas aproximam o contador da criança, levando-os a um universo de imaginação, por meio das brincadeiras.
4 – O barco dos sonhos – O que é realidade e o que é imaginação? O autor Rogério Coelho ganhou o Prêmio Jabuti de 2016 como melhor ilustração de livro infantil ou juvenil com esta obra de imagens. Revela a magia que pode surgir de uma folha em branco, dependendo de quem a vê. Um deleite para os olhos e para a imaginação.
5 – Troca de segredos – Certo dia, um avô visita o neto com um grande pacote, no qual diz guardar os seus segredos. A declaração deixa o menino curioso por saber o que há ali dentro. Quando o avô abre o pacote, o garoto tem uma série de surpresas. Então, é a vez de o neto revelar seus segredos para o avô. Na troca de experiências, a descoberta de que o vínculo entre os dois pode ser ainda mais forte. Com as delicadas ilustrações de Lúcia Brandão, este livro de Ronaldo Simões Coelho mostra, com sensibilidade, o valor da amizade que une gerações.
6 - Ciranda mágica e outros poemas - Inspirada pelas belas esculturas de sua irmã Sandra Guinle, a autora Sônia Barros iniciou uma viagem ao mundo das palavras, relembrando brincadeiras de antigamente que ainda permanecem no dia a dia de muitas crianças. A brincadeira que nomeia o livro, a ciranda, representa bem a fraternidade entre os pequenos: todos de mãos dadas, embalados pela mesma canção.