Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Está preparado?

Vestibular UEL 2021 será aplicado em apenas um dia e redação será decisiva para aprovação

Laís Magalhães - Estagiária*
12 fev 2021 às 17:15
- Gustavo Carneiro/Arquivo Folha
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade


O vestibular da Universidade Estadual de Londrina (UEL) foi adiado pela primeira vez em anos. A prova que antes era aplicada em duas fases nos meses de outubro e dezembro, será aplicada em apenas uma, em um dia no mês de março, à tarde e com uma hora a mais que nas edições anteriores. Segundo a professora Sandra Regina de Oliveira Garcia, coordenadora da Cops (Coordenadoria de Processos Seletivos), a medida foi decidida ainda em 2020, com o intuito de evitar a propagação do Coronavírus.

A data não foi a única mudança da prova, que contará com dez questões a menos que as anteriores. Garcia conta que serão 50 questões objetivas distribuídas em conhecimentos gerais, língua portuguesa, literatura e língua estrangeira. As questões dissertativas específicas presentes na segunda fase dos outros anos não serão cobradas. A coordenadora explica que a redação cumprirá o papel de última fase, sendo muito importante para a classificação.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Nem todos os textos serão corrigidos, apenas os de candidatos que atingirem um número específico de acertos (definido com base em outros candidatos, inscritos para o mesmo curso). Essa mudança coloca a redação como fator decisivo para o acesso às vagas. Com relação a essa parte da prova, outra mudança: a UEL divulgou pela primeira vez qual gênero e formato será cobrado, um texto Dissertativo Argumentativo.

Leia mais:

Imagem de destaque
Veja como ajudar

Família de 'jovem gênio' de Londrina faz campanha para participação em olimpíada de matemática em Nova Iorque

Imagem de destaque
Participação gratuita

Evento da UEL reúne grandes nomes femininos do jornalismo nesta quarta

Imagem de destaque
Enfrentamento ao racismo

Escolas com mais alunos negros têm piores estruturas, aponta estudo

Imagem de destaque
Parentes

Bonobos, os 'macacos hippies', podem ser menos mansos do que se pensava


Segundo o professor de Língua Portuguesa Caio Vitor Marques Miranda, o texto em questão tem como propósito defender uma tese à respeito de determinado assunto, com explicações e argumentos, tendo como objetivo convencer o leitor. De acordo com o professor, o gênero textual não é inédito na prova. Miranda alerta que os candidatos devem se ater ao fato de que o texto, por mais que seja do mesmo gênero, é diferente do cobrado no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). A UEL não cobrará uma proposta de intervenção (resolução do problema), então a conclusão deverá retomar a tese defendida ao longo do texto, além disso, é importante prestar atenção no comando. De acordo com a professora Sandra Garcia, da COPS (Coordenadoria de Processos Seletivos), o número máximo e mínimo de linhas será apresentado no enunciado da prova, no dia.


A prova, que será aplicada apenas no dia 14 de março a partir das 14 horas, contará com mais locais de aplicação para respeitar os limites do distanciamento social, além de, segundo a coordenadora da COPS, se adequar às regras sanitárias para evitar o contágio de Covid-19. Não haverá outra aplicação para candidatos em isolamento.

*Sob supervisão de Fernanda Circhia


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade