Em um sentido figurado, a palavra “plural” pode significar “múltiplos”, “variados”. Pois é assim que se encaixa a atual lista de leituras obrigatórias do Vestibular UEL 2022, já que possui uma diversidade de gêneros, escolas literárias e perfis de autores.
Vale lembrar que grande parte da lista é atualizada a cada dois vestibulares. A atual já foi base da edição 2021. Dos processos seletivos anteriores (edições de 2019 e de 2020), três obras permaneceram: Clara dos Anjos, de Lima Barreto; Amor de Perdição, de Camilo Castelo Branco; e “Poemas escolhidos”, de Gregório de Matos.
Inclusive esta última é, por ordem cronológica, a primeira obra. Publicada na década de 1970, reúne – como o título indica - os poemas líricos e satíricos feitos no século 17 pelo escritor baiano, no período do Barroco (1601-1768), conhecido por ser um movimento que estava procurando um novo olhar sobre Deus e o homem.
Leia mais:
2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
Governo poderá decidir futuro de colégios que não registrarem quórum mínimo em votação
Após reforma e ampliação, Londrina entrega Escola Municipal na Zona Norte
Estudante de Rolândia vai jantar com Lula e representar o Paraná em evento nos EUA
Já na chamada Era Nacional, marcado pela autonomia da literatura brasileira, foi publicado em 1862, “Amor de Perdição”. Dentro do Romantismo (1836-1881), a obra do português Camilo Castelo Branco tem como gênero literário a novela, no meio termo entre o romance (obras mais longas) e o conto (obras mais curtas).
Continue lendo na Folha de Londrina.