Artes Visuais

Museu Oscar Niemeyer abre exposição com 50 obras da Lava Jato

09 abr 2015 às 17:26

O Museu Oscar Niemeyer (MON) abre a mostra "Obras sob guarda do MON", dia 14 de abril, terça, a partir das 10 horas, na sala 2. A exposição apresenta uma seleção de obras de arte apreendidas pela Polícia Federal na Operação Lava Jato, deflagrada em março de 2014.

O espaço recebeu três lotes de obras de maio de 2014 até março deste ano e abriga atualmente 203 peças. Quinze obras do primeiro lote já estão em exposição desde 17 de janeiro de 2015, junto com a coleção das últimas doações ao acervo do MON, na mostra "Acervo MON - Aquisições 2013/2014".


Na mostra que abrirá dia 14 de abril, este conjunto de 15 quadros e mais 35 do segundo lote serão expostos em uma única sala, somando 50 obras. O público poderá ver, por exemplo, três telas de Cícero Dias (1907-2003), a obra "Roda de Samba", do carioca Heitor dos Prazeres (1898-1966), sete fotografias de Miguel Rio Branco, duas telas do paulista Sergio Sister, uma acrílica sobre madeira de Nelson Leirner, "Homenagem a Mondrian", e mais dois trabalhos do artista Vik Muniz. Além de Di Cavalcanti, Iberê Camargo, Aldemir Martins, Claudio Tozzi, Daniel Senise, Amilcar de Castro e Carlos Vergara.


Miguel Rio Branco


As obras estão sob guarda do MON até decisão definitiva da Justiça Federal e ficarão em cartaz até o dia 12 de julho, na sala 2. Os ingressos custam R$6 e R$3 (meia-entrada) e o horário de visitação é de terça a domingo, das 10h às 18h.


O MON foi a instituição escolhida pela Polícia Federal para abrigar essas obras por apresentar espaço técnico adequado para sua preservação e conservação. Não há, até agora, estimativa em relação ao valor financeiro dos quadros.


Amilcar de Castro

O terceiro lote entregue em março deste ano com 139 obras está passando pelo procedimento padrão de todas as obras que chegam a um museu: quarentena, limpeza e conservação adequadas. Ainda não há previsão de data para expor este último conjunto.


Continue lendo