Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Artistas de comédia

Como foi feito o 'casting' que levou Cacau Protásio, Dona Florinda, Whoopi e Porchat ao Vaticano

Anahi Martinho - Folhapress
14 jun 2024 às 11:47
- Agência Ansa
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Vaticano esteve mais engraçado nesta sexta-feira (14). Cerca de 200 artistas da comédia -entre atores, roteiristas, escritores e cartunistas, reuniram-se com o papa Francisco por volta das 12h30 (7h30, no horário de Brasília).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Leia mais:

Imagem de destaque
Gospel

Zezé Di Camargo diz que foi surpreendido com projeto solo do irmão Luciano

Imagem de destaque
1 ano após acidente

'Me sinto muito bem, estou voltando aos poucos', diz Kayky Brito sobre retorno às novelas

Imagem de destaque
Tsubasa e Teitei Ito

Casal de influenciadores aventureiros morre afogado no Japão

Imagem de destaque
No Paraguai

Monica Iozzi foi raptada aos sete meses durante viagem com a família

A lista contou com comediantes de 15 países, dentre eles, três representantes brasileiros: Fábio Porchat, Cacau Protásio e Cris Wersom, ex-integrante do grupo As Olívias e do É Tudo Improviso, na Band. Florinda Meza, a Dona Florinda do seriado "Chaves", estava entre os artistas mexicanos, assim como o ator Chume Torres.

Publicidade


Já os nomes norte-americanos incluíram Whoopi Goldberg, estrela dos filmes "Mudança de Hábito"; Stephen Colbert, criador da série "The Office", com Rick Gervais; Jimmy Fallon, Jim Gaffigan, Conan O'Brien, Chris Rock, Tig Notaro e Julia Louis-Dreyfus, das séries "Seinfeld" e "Veep". O italiano Silvio Orlando, que interpretou um cardeal na série "The Young Pope", foi outro convidado.


Da Argentina, país natal do papa, foi convidada a atriz Malena Guinzburg; da Colômbia, as artistas Paula Arcila, Liss Pereira e Maribel Trujillo Botello; e da Espanha, Cristina Castaño, Belén Cuesta, Sara Escudero e Victoria Martín.

Publicidade


Mas como o Vaticano chegou a esses nomes? Qual o critério adotado para ter seu nome na 'VIP list' papal?
Em entrevista à reportagem, o padre Arnaldo Rodrigues, representante do Dicastério para a Comunicação na CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), explicou que a lista de convidados foi elaborada em conjunto entre os dicastérios para Cultura e Educação e para a Comunicação.


Os dicastérios são órgãos dentro do Vaticano dedicados a tratar de assuntos variados. Membros dos dois dicastérios de cada país puderam sugerir nomes, que foram avaliados pelos cardeais que presidem cada pasta e enviados ao Vaticano.

Publicidade


O próprio padre Arnaldo indicou um dos nomes, o de Cacau Protásio. "O cardeal que dirige o Dicastério para a Cultura me perguntou se eu teria alguém para indicar. Imediatamente indiquei o nome da Cacau Protásio, que conheço pessoalmente. Além de ela ser católica, tem um grande trabalho na área do humor", diz o padre. "Os demais artistas foram escolhidos pelo dicastério."


DEUS TAMBÉM SORRI


Essa foi a primeira vez que o nome mais alto na hierarquia da igreja católica se reuniu pessoalmente com comediantes de diversos países. O Vaticano explicou em um comunicado que o encontro visava enfatizar como a "arte da comédia pode contribuir para uma sociedade mais empática e um mundo solidário."


Segundo o padre Arnaldo Rodrigues, a ideia principal do papa foi "celebrar a beleza da diversidade humana e promover uma mensagem de paz, amor e solidariedade". Em sua mensagem enviada aos convidados, o papa destacou a capacidade da artes cômicas de "sonhar novas versões de mundo."


Em seu discurso na Sala Clementina, no Vaticano, nesta sexta (14), o pontífice disse que, embora a comunicação hoje muitas vezes gere contraposições, os humoristas sabem como unir realidades diferentes e, às vezes, até opostas (...) "Vocês denunciam os excessos do poder; dão voz a situações esquecidas; evidenciam abusos. Lembrem-se disso: quando vocês conseguirem fazer com que sorrisos inteligentes brotem dos lábios de até mesmo um só espectador, vocês também fazem Deus sorrir"


Imagem
Mudança de personagem em Bridgerton causa polêmica nas redes
A segunda parte da terceira temporada de Bridgerton teve sua estreia na Netflix nesta quarta-feira (12) e já está dando o que falar entre os amantes da série.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade