Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Em Roma

Aos 88 anos, morre o cineasta italiano Vittorio Taviani

ANSA
15 abr 2018 às 11:45
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O cineasta Vittorio Taviani, famoso pela parceria com seu irmão Paolo ao assinar alguns dos grandes filmes do cinema italiano, morreu neste domingo (15) aos 88 anos, em Roma.

A morte do artista foi anunciada à ANSA por Giovanna, uma de seus filhas. Taviani estava doente há algum tempo, mas as causas do falecimento não foram reveladas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo Giovanna, o corpo do diretor será cremado em uma cerimônia estritamente privada e não haverá velório. "A morte de Vittorio Taviani é um luto sério para o cinema e cultura italiana, que perdem um protagonista amado e indiscutível", disse o presidente da Itália, Sergio Mattarella, em comunicado.

Leia mais:

Imagem de destaque
Financiamento da cultura

José Olympio, reeleito chefe da Bienal, diz que Rouanet é fundamental para o Brasil

Imagem de destaque
Filme biográfico

Kristen Stwart aparece como Lady Di em novo pôster de 'Spencer'

Imagem de destaque
Privilegiados

De Alexandre Pato a Marco Pigossi, veja famosos vacinados contra Covid fora do Brasil

Imagem de destaque
Pior audiência da história

Oscar 2021 perde mais de 13 milhões de espectadores


Junto com Paolo, Taviani produziu 15 longas-metragens durante sua carreira. Entre os mais famosos estão "Padre Padrone", vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes de 1977, e "La notte di San Lorenzo", Urso de Ouro em Berlim em 1982.

Publicidade


A marca registrada dos dois irmãos era a produção de um cinema atípico, com estilo literário, misturando história, psicanálise e poesia.


"A parceria frutífera, humana e artística com seu irmão Paolo produzindo obras de arte inesquecíveis, que a marca estilística vai do extremo requinte a alta poesia, sempre foi combinada com um forte senso de paixão", acrescentou Mattarella, expressando suas condolências à família.

Nascido em 20 de setembro de 1929, em San Miniato, na Toscana, Taviani e Paolo são considerados um das duplas mais impressionantes na história do cinema. Os dois, filhos de um advogado antifascista, eram inspirados pelo neorrealismo e tratavam de questões sociais desde 1960. (ANSA)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade