Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Indie Book Day

Ação mundial incentiva produção e consumo de livros independentes

Agência Brasil
18 mar 2017 às 12:20
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Brasil participa pela primeira vez neste sábado (18) do Indie Book Day, uma iniciativa mundial para incentivar a produção e circulação de livros independentes. Mais de 30 livrarias estão na promoção e elas foram convidadas a expor, neste dia, obras com mais destaque. A proposta é que leitores visitem os locais de venda, comprem esses livros e compartilhem mensagens com a hashtag #IndieBookDay nas redes sociais.

Em São Paulo, uma oportunidade para encontrar as obras independentes é o festival Plana, que ocorre no Pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera, coincidentemente na mesma data. Estarão reunidas mais 200 editoras. A lista dos locais que participam da ação pode ser encontrada aqui.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O primeiro Indie Book Day foi há 5 anos em Hamburgo, na Alemanha, encabeçada pela editora Mairisch. Entre 2014 e 2016, outros países – Reino Unido, Holanda, Itália e Portugal – aderiram ao convite de dedicar um dia à exaltação da publicação independente.

Leia mais:

Imagem de destaque
Enfezado Nunca Mais

Caravana do cocô vai levar história de estados brasileiros por meio da saúde intestinal

Imagem de destaque
Falência múltipla dos órgãos

Morre Ziraldo, criador do 'Menino Maluquinho' e mestre da literatura infantil, aos 91

Imagem de destaque
Autora renomada

Catadora de papel e escritora, Carolina de Jesus faria 110 anos

Imagem de destaque
Pesquisa feita por 23 instituições

Combate à fome no Brasil precisa de apoio urgente da ciência, alerta ABC


No Brasil, a ação foi trazida pelos editores Gustavo Faraon, da Dublinense, e João Varella, da Lote 42, depois que eles participaram da Feira do Livro de Frankfurt e conheceram os organizadores do Indie Book Day.

Publicidade


Mercado


Varella destaca o bom momento do mercado editorial independente no país. "É difícil apontar uma explicação para isso, mas algumas pistas talvez venham dessa questão que os independentes exploram projetos gráficos. A nova onda de editores tende a explorar a materialidade do livro. Todo mundo está consumindo muito texto na tela, no computador, no tablet. Para justificar porque este texto merece ser impresso, o livro vai dar uma experiência que só o impresso faz", disse.

Publicidade


O mercado editorial independente tem como característica o contato direto com o leitor por meio das feiras, sem intermediários. Mas Varella destaca que uma das propostas do Indie Book Day é também fazer um "chamado às livrarias para que elas apoiem essa movimentação".


Ele explicou ainda que o setor não trabalha com grandes investidores e não tem capital vinculado a grandes multinacionais. Além disso, a produção "é mais experimental em termos de narrativa, de temáticas, em termos de formatos", explicou o editor da Lote 42.

Varella critica a excessiva publicação de traduções no mercado editorial brasileiro. "Uma editora tradicional está muito vinculada à busca do best-seller, muita tradução", apontou. Na avaliação do editor, perde-se uma rica produção literária brasileira pela necessidade de apostar "no que já é certo". "Grandes editoras estão muito interessadas no que já foi testado e aprovado no mercado externo", finalizou.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade