A Revolução da Informática, depois da rápida propagação da Internet, agora avança um novo passo com a distribuição e compartilhamento global dos recursos computacionais, a arquitetura Grid. Uma explicação detalhada desse conceito, que já começa a deixar o meio acadêmico para atingir a esfera privada, pode ser conhecida de modo claro e acessível no lançamento "Da Internet ao Grid": a globalização do processamento, de Sérgio F. Novaes e Eduardo de M. Gregores, que faz parte da Coleção Paradidáticos da Editora Unesp.
De tratamento médico e Física de Altas Energias aos meios de produção e ao entretenimento, o Grid favorece qualquer operação complexa que possa ser dividida em partes menores e independentes, assim como as que exigem acesso e manipulação de uma grande quantidade de dados e recursos computacionais. Vai além da computação distribuída, incluindo, além da ligação entre pontos geográficos distantes, a integração e administração do software.
O conceito não é novo, como mostram Novaes e Gregores, mas somente agora, quando o desenvolvimento tecnológico permite uma infra-estrutura global, surge o interesse da iniciativa privada. E são várias as analogias que podem ser feitas entre o Grid e a Web de alguns anos atrás. O que traz promessas de transformação na nossa vida cotidiana (da saúde e educação a cultura e meio ambiente) e torna ainda mais urgente enfrentar a exclusão digital.
Leia mais:
Brasil perdeu quase 7 milhões de leitores de livros em 5 anos, aponta pesquisa
Saiba mais sobre a nova edição da biografia de Chico Buarque oito ponto zero
Professoras da rede municipal de Londrina lançam livro sobre folclore japonês nesta sexta
Editora da Folha de Londrina lança livro sobre o cotidiano da cidade nesta sexta
Além de detalharem o significado do Grid, Novaes e Gregores também explicam a estrutura da Internet. Termos como TCP/IP, portas de entrada, ISDN, FTP e Ethernet, com os quais os usuários deparam constantemente sem saber o que significam, são decifrados em uma linguagem clara e transparente. Para completar, como em todos os livros da Coleção Paradidáticos, um amplo Glossário ajuda a explicitar os principais conceitos utilizados.
Sobre os autores:
Sérgio Ferraz Novaes é professor titular do Instituo de Física Teórica da UNESP. Doutor pela USP, fez pós-doutorado no Lawrence Berkeley Laboratory, EUA. Foi professor visitante das universidades de Wisconsin, EUA, e Valência, Espanha. Desde 1999 é membro da Colaboração Dzero do Fermilab e atualmente faz parte também da Colaboração CMS do Cern. É pesquisador principal do projeto SPRACE (Centro Regional de Análise de São Paulo), financiado por Projeto temático da Fapesp.
Eduardo de Moraes Gregores é professor da Universidade Federal do ABC, da qual é pró-reitor adjunto de Pós-graduação e coordenador do Comitê de Informática. Doutor pelo Instituto de Física Teórica (IFT) da UNESP, fez pós-doutorado na Universidade de Wisconsin, EUA. Participa da realização do experimento Dzero do acelerador de partículas Tevatron no Fermilab (EUA) e do experimento CMS do acelerador LHC no Cern (Suíça). É coordenador do projeto Jovem Pesquisador em Centros Emergentes da Fapesp, pesquisador principal de Projeto Temático da Fapesp e um dos idealizadores do projeto GridUnesp.
Serviço
Título: Da Internet ao Grid: a globalização do processamento
Autores: Sérgio F. Novaes e Eduardo de M. Gregores
Número de páginas: 128
Formato: 12 x 21 cm
Preço: R$ 15
ISBN: 978-85-7139-737-8
Data de publicação: 2007
Os livros da Fundação Editora Unesp também podem ser adquiridos pelo site: www.editoraunesp.com.br