Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Educação musical

Diretora da Casa de Cultura da UEL lança livro nesta semana

Agência UEL
06 mai 2014 às 11:50
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Um abrangente estudo sobre iniciativas de ensino musical em Organizações Não Governamentais nas maiores metrópoles brasileiras. Assim pode ser resumido o livro "A Prática de Educação Musical em ONGs – dois estudos de caso no contexto urbano brasileiro" (Editora Appris), que a diretora da Casa de Cultura da UEL, Magali Kleber, irá lançar nesta quarta-feira (7), às 19h30, nas Livrarias Curitiba, do Catuaí Shopping Center.

Resultado da tese de doutorado, defendida em 2006, no programa de Pós-graduação em Música, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a publicação tem como objeto de estudo a análise de duas ONGs: a Associação Meninos do Morumbi (AMM), de São Paulo, e o Projeto Villa-Lobinhos (PVL), do Rio de Janeiro. As organizações são, respectivamente coordenadas pelos músicos Flávio Pimenta e Turíbio Santos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A coleta de informações para a formulação da tese ocorreu entre o final de 2002 e meados de 2005. Durante esse tempo, Magali Kleber, diretora da Casa de Cultura da UEL, morou por sete meses em cada cidade, onde participou diariamente do cotidiano das ONGs – os chamados campos empíricos.

Leia mais:

Imagem de destaque
Autora renomada

Catadora de papel e escritora, Carolina de Jesus faria 110 anos

Imagem de destaque
Pesquisa feita por 23 instituições

Combate à fome no Brasil precisa de apoio urgente da ciência, alerta ABC

Imagem de destaque
A pedido da secretaria

Livro 'O Avesso da Pele', de Jeferson Tenório, é recolhido de escolas públicas no PR

Imagem de destaque
Homenagens

Gabriel García Márquez tem 10 anos de morte lembrados com livro inédito e série de 'Cem Anos de Solidão'


A autora justifica a escolha das duas organizações porque ambas possuem estabilidade institucional e apresentam conceito e prática de educação musical consistentes, direcionadas a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. "Fiz uma imersão nesse universo, que é o retrato do Brasil atual", afirma a diretora.

Publicidade


No livro, há depoimentos de professores, monitores e participantes dos projetos, alguns extremamente incisivos. "Os depoimentos, em particular, são muitas vezes tocantes e reveladores de como agentes se movem e refletem da forma que lhes é possível sobre essa complexa trama urdida em diferentes planos", escreveu no prefácio Samuel Araújo, coordenador do Laboratório de Etnomusicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.


SERVIÇO:

"A Prática de Educação Musical em ONGs – Dois Estudos de Caso no Contexto Urbano Brasileiro" (Editora Appris). Preço: R$ 55,00.
Lançamento: dia 7 de maio (quarta-feira), às 19h30, na Livrarias Curitiba.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade