Um abrangente estudo sobre iniciativas de ensino musical em Organizações Não Governamentais nas maiores metrópoles brasileiras. Assim pode ser resumido o livro "A Prática de Educação Musical em ONGs – dois estudos de caso no contexto urbano brasileiro" (Editora Appris), que a diretora da Casa de Cultura da UEL, Magali Kleber, irá lançar nesta quarta-feira (7), às 19h30, nas Livrarias Curitiba, do Catuaí Shopping Center.
Resultado da tese de doutorado, defendida em 2006, no programa de Pós-graduação em Música, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a publicação tem como objeto de estudo a análise de duas ONGs: a Associação Meninos do Morumbi (AMM), de São Paulo, e o Projeto Villa-Lobinhos (PVL), do Rio de Janeiro. As organizações são, respectivamente coordenadas pelos músicos Flávio Pimenta e Turíbio Santos.
A coleta de informações para a formulação da tese ocorreu entre o final de 2002 e meados de 2005. Durante esse tempo, Magali Kleber, diretora da Casa de Cultura da UEL, morou por sete meses em cada cidade, onde participou diariamente do cotidiano das ONGs – os chamados campos empíricos.
Leia mais:
Brasil perdeu quase 7 milhões de leitores de livros em 5 anos, aponta pesquisa
Saiba mais sobre a nova edição da biografia de Chico Buarque oito ponto zero
Professoras da rede municipal de Londrina lançam livro sobre folclore japonês nesta sexta
Editora da Folha de Londrina lança livro sobre o cotidiano da cidade nesta sexta
A autora justifica a escolha das duas organizações porque ambas possuem estabilidade institucional e apresentam conceito e prática de educação musical consistentes, direcionadas a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. "Fiz uma imersão nesse universo, que é o retrato do Brasil atual", afirma a diretora.
No livro, há depoimentos de professores, monitores e participantes dos projetos, alguns extremamente incisivos. "Os depoimentos, em particular, são muitas vezes tocantes e reveladores de como agentes se movem e refletem da forma que lhes é possível sobre essa complexa trama urdida em diferentes planos", escreveu no prefácio Samuel Araújo, coordenador do Laboratório de Etnomusicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
SERVIÇO:
"A Prática de Educação Musical em ONGs – Dois Estudos de Caso no Contexto Urbano Brasileiro" (Editora Appris). Preço: R$ 55,00.
Lançamento: dia 7 de maio (quarta-feira), às 19h30, na Livrarias Curitiba.