Estão abertas as inscrições para a 6ª edição do Festival Literário de Londrina (Londrix), que vai acontecer entre os dias 22 e 26 de setembro. O festival, patrocinado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), tem como objetivo o incentivo, difusão e divulgação de qualquer atividade literária, e já teve a participação dos escritores londrinenses Maurício Arruda Mendonça, Paulo Briguet, Mário Bortolotto, Domingos Pellegrini, entre outros.
O secretário municipal de Cultura, Leonardo Ramos, explicou que a prefeitura desenvolve trabalhos articulados para a promoção e incentivo da leitura nas escolas, bibliotecas e festivais como o Londrix. Ele enfatizou que isso contribui para que os amantes da leitura prestigiem o festival, que ganha cada vez mais destaque no cenário nacional, o que é uma evolução natural de manifestações, como o Festival Literário de Londrina.
A produtora do festival, Edra de Morais, destacou que as inscrições vão até o dia 30 de junho, e qualquer pessoa interessada em lançar livros, contar histórias, apresentar performances, ministrar palestras, shows ou outras atividades pertinentes à literatura, pode participar. Para isso, basta o candidato fazer uma breve descrição do que deseja apresentar, junto a um currículo básico, contendo, por exemplo, nome, contatos, formação e projetos executados, e enviar pelo site www.festivalliterariodelondrina.com.
Leia mais:
Cartunista londrinense lança livro em evento gratuito nesta quinta-feira
Como Ana Claudia Quintana Arantes virou fenômeno ensinando sobre a morte
Brasil perdeu quase 7 milhões de leitores de livros em 5 anos, aponta pesquisa
Saiba mais sobre a nova edição da biografia de Chico Buarque oito ponto zero
De acordo com Edra de Morais, a literatura, de todas as artes, é a que sofre com a falta de incentivos financeiros para a produção de projetos, e o Londrix vem na contramão desta realidade, incentivando principalmente a produção local, bem como promovendo o hábito de leitura dos londrinenses. A produtora destacou ainda que o festival está ganhando destaque nacional, aparecendo em grandes veículos de comunicação, graças ao sério trabalho que está sendo desenvolvido na cidade. "A área da literatura é carente no que se refere a grandes festivais, e nós lutamos para que isso mude", completou a produtora.