Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
De 5 a 14 de setembro

Festival Londrix será realizado neste mês em Londrina

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
03 set 2014 às 07:48
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Festival Literário de Londrina (Londrix), que está comemorando sua décima edição, começa na próxima sexta-feira (5). Às 8h00, no Cemitério de Automóveis, será ministrada a oficina "Viagem à Duna", com presença do palestrante Herman Schmitz. O evento terá como tema a famosa série de livros "Duna", criada pelo escritor norte-americano Frank Herbert. "Essa oficina dará enfoque à literatura de ficção científica e fantasia. Para os jovens, será maravilhoso, pois eles adoram esses temas", ressaltou a diretora do festival e professora de Literatura, Christinne Viana. Às 17h30, na Concha Acústica, ocorrerá a apresentação do projeto "Poesia in Concert", que mistura música e poesia.

O festival deste ano vai até o dia 14 de setembro e sua programação oferece uma variedade de atrações. As oficinas, por exemplo, tratarão de diversos assuntos diferentes: Além de "Duna", haverá quatro eventos dessa natureza, que versarão sobre os temas da construção física de
livros, percepção e exploração vocal, o corpo como poesia e pedagogias arte-educativas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Outras atrações são os lançamentos de obras de autores regionais, feiras de livros, debates com escritores convidados, a exposição Poesia e Imagem e espetáculos de música e teatro. "Nós buscamos explorar nas outras artes as interfaces que elas têm com a Literatura. Uma das peças de teatro, por exemplo, chama-se ‘O Fio de Ariadne’, e explora a mitologia grega", explica Christinne.

Leia mais:

Imagem de destaque
Entenda

Jabuti veta livros que usam inteligência artificial e deixa de premiar obras de ciências

Imagem de destaque
Enfezado Nunca Mais

Caravana do cocô vai levar história de estados brasileiros por meio da saúde intestinal

Imagem de destaque
Falência múltipla dos órgãos

Morre Ziraldo, criador do 'Menino Maluquinho' e mestre da literatura infantil, aos 91

Imagem de destaque
Autora renomada

Catadora de papel e escritora, Carolina de Jesus faria 110 anos


Tradição

Publicidade


O Londrix nasceu em 2005, com os objetivos de estimular a cena literária londrinense, incentivar a produção dos escritores locais, promover debates sobre a Literatura e formar leitores. "Ações como o Sarauzinho (contação de histórias para alunos das escolas da cidade) e os Assaltos Literários buscam despertar o interesse do público para a Literatura", disse a diretora do festival.


A iniciativa do evento partiu dos escritores Marcos Losnak e Rodrigo Garcia Lopes, da editora Christinne Vianna e da livreira e jornalista Denise Gentil. Hoje, o Londrix está entre os projetos estratégicos da Secretaria Municipal de Cultura e conta com o patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic). Outro apoio vem da Universidade Estadual de Londrina, que contribui fornecendo curadores para o festival, alocando espaços para a realização de eventos (como debates e venda de livros locais) e ajudando na organização da campanha "Leia Londrina".


O Londrix vem se consolidando cada vez mais em nível regional. "Recebemos visitantes de Cambé, Rolândia, Presidente Epitácio e outras cidades.
Neste ano, realizaremos ações em Bela Vista do Paraíso e Sertanópolis", contou Christinne. Além disso, a edição atual contará com a presença de convidados como os escritores paranaenses Cristóvão Tezza e Miguel Sanches Neto.

Tudo isso contribui para solidificar o festival como uma tradição londrinense."Desde a primeira edição, tivemos uma receptividade e um carinho muito grande, que continuam a crescer", contou Christinne.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade