O londrinense Ricardo Motomura retorna a Londrina para lançar seu primeiro romance, “Seu Jeito de Soltar Fumaça”, neste fim de semana. A sessão de autógrafos será neste sábado (11), das 17h às 20h, na Livraria da Vila (Avenida Ayrton Senna, 400, loja 6/7, segundo andar).
Formado em Direito pela UEL (Universidade Estadual de Londrina) e pós-graduado em Formação de Escritores pelo Instituto Vera Cruz, Motomura nos leva a uma viagem pelo tempo e pela memória, acompanhando a vida de Ângelo, dono de uma banca de revistas em São Paulo que recebe a notícia da morte repentina de sua mãe e retorna a Londrina, sua cidade natal.
A trama é conduzida por Ângelo, narrador-personagem, refletindo sobre suas escolhas e vivências durante a longa ausência depois de ter sido expulso de casa pelo pai. As paisagens externas e internas se misturam durante a viagem de volta a Londrina, com as expectativas e reminiscências do protagonista se alternando ao som de uma trilha sonora marcante, sempre acompanhada pelo café e pelo cigarro.
Leia mais:
Cinco livros para conhecer obra literária de Dalton Trevisan, morto aos 99 anos
Morre o escritor Dalton Trevisan, o lendário vampiro de Curitiba, aos 99 anos
Cartunista londrinense lança livro em evento gratuito nesta quinta-feira
Como Ana Claudia Quintana Arantes virou fenômeno ensinando sobre a morte
Instigado pelas irmãs, Ângelo aceita ajudá-las nos últimos momentos do pai, que sofre de câncer terminal, e acaba descobrindo fatos do seu passado que desconhecia – o motivo de tantas brigas entre as irmãs, os casos escondidos de seus pais e o casamento do melhor amigo com sua ex-namorada.
Misturando os capítulos do presente e do passado na construção da história, Ricardo Motomura revela amplo domínio da narrativa em seu romance de estreia, conduzindo com habilidade uma história rica em nuances emocionais e conflitos humanos, e envolvendo o leitor na vida do jovem rebelde que Ângelo um dia foi e do homem solitário que se tornou.