Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Concorrência justa

Mercado editorial de livros discute a lei do preço fixo

Agência Estado
04 mai 2016 às 08:12
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Sem perspectiva de ver aprovada, tão cedo, a lei do preço fixo do livro, o mercado editorial já pensa em criar um pacto para colocá-la em prática informalmente. "A aprovação da lei é trabalhosa e remota, e temos um problema presente e urgente: a guerra dos preços. As pessoas estão perdendo a noção do valor do livro e precisamos mudar o pacto entre os players para ter uma cadeia saudável", disse Marcos da Veiga Pereira, presidente do Sindicato Nacional de Editores de Livros, durante o seminário A Experiência Francesa na Gestão de Livrarias, nesta terça, 3. Na França, essa lei que determina os preço dos lançamentos, padroniza os demais descontos e coloca as pequenas lojas na mesma condição das grandes redes, tornando a concorrência mais leal, na opinião de alguns, e ferindo a lei do livre-comércio, como apontam outros, está em vigor há 35 anos.

"Ajudamos na formatação desse projeto de lei, que não é a solução definitiva para todos os problemas, mas é um caminho", comentou Luis Antonio Torelli, presidente da Câmara Brasileira do Livro. Considerando que a situação do mercado é urgente, ele endossa a ideia de colocar a lei em prática, enquanto ela ainda é discutida em Brasília. "Poderíamos olhar os principais pontos, como o tempo em que o lançamento teria o preço estipulado, e começar agora", completa. Neste momento, o projeto de lei 49/2015, de autoria da senadora Fátima Bezerra, está na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Reivindicada há décadas por livreiros independentes, a lei do preço fixo ganhou mais força nos últimos meses com o comportamento agressivo de precificação da Amazon - embora essa guerra sempre tenha existido, com outros vilões. Mesmo correndo o risco de ter prejuízo, ela - mas não somente ela - joga o preço do produto para baixo. Nos últimos dias, a Saraiva informou a alguns clientes que se seus livros estivessem à venda em outras redes com descontos maiores que os praticados na negociação com ela, haveria retaliação. Embates como esse, e comentários como o de Bernardo Gurbanov, presidente da Associação Nacional de Livrarias, que disse, no evento, que as livrarias estão perdendo seus clientes para seus fornecedores, referindo-se à venda direta feita pelas editoras, vai demorar para o mercado chegar a um consenso e firmar esse acordo.

Leia mais:

Imagem de destaque
Enfezado Nunca Mais

Caravana do cocô vai levar história de estados brasileiros por meio da saúde intestinal

Imagem de destaque
Falência múltipla dos órgãos

Morre Ziraldo, criador do 'Menino Maluquinho' e mestre da literatura infantil, aos 91

Imagem de destaque
Autora renomada

Catadora de papel e escritora, Carolina de Jesus faria 110 anos

Imagem de destaque
Pesquisa feita por 23 instituições

Combate à fome no Brasil precisa de apoio urgente da ciência, alerta ABC



Outro desafio, agora externo, diz respeito ao anúncio da novidade ao consumidor, que terá de abrir mão da possibilidade de encontrar a obra que quer comprar com um superdesconto em benefício da sustentabilidade da indústria do livro. "A reação dos consumidores foi muito negativa e havia receio, no mercado, de que houvesse perda de venda, mas houve um trabalho importante da cadeia do livro que explicou, sistematicamente, que se tratava da regulamentação do mercado e de procurar uma democracia cultural", explicou Jean-Guy Boin, diretor do Escritório Internacional da Edição Francesa (BIEF).

Campanhas na TV feitas pelo Ministério da Cultura, mobilização de editores e de autores famosos na defesa da questão ajudaram no processo completou Boin. Philippe Touron, da Livraria Gallimard, incluiu no rol de porta-voz pessoas de fora do mundo dos livros, como atores. "Hoje, o mercado está mais estável", garante. E as vendas não diminuíram.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade