Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Não devolveu?

Semuc lança o "Ano do perdão” para recuperar livros emprestados nas bibliotecas

Redação Bonde com assessoria de imprensa
19 fev 2021 às 17:20
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Semuc (Secretaria de Cultura de Maringá) lançou na última terça-feira (16) o "Ano do Perdão”, para recuperar livros que não foram devolvidos de empréstimos pelos usuários até 28 de fevereiro de 2020. A Semuc contabiliza cinco mil livros que não retornaram para as prateleiras de seis bibliotecas municipais.


O "Ano do Perdão” vai até 31 de dezembro de 2021. Durante a campanha, também serão recebidos histórias em quadrinhos, periódicos e DVDs. Ao todo, são mais de oito mil itens não devolvidos para a rede. "É uma maneira de solucionarmos problemas e de nos reaproximarmos da população, visto que ficamos afastados em razão do coronavírus”, destaca o secretário de Cultura, Victor Simião.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


As bibliotecas maringaenses têm acervo de 139,7 mil títulos, entre livros, revistas, gibis, jornais, entre outros. O material é atualizado constantemente.

Leia mais:

Imagem de destaque
Enfezado Nunca Mais

Caravana do cocô vai levar história de estados brasileiros por meio da saúde intestinal

Imagem de destaque
Falência múltipla dos órgãos

Morre Ziraldo, criador do 'Menino Maluquinho' e mestre da literatura infantil, aos 91

Imagem de destaque
Autora renomada

Catadora de papel e escritora, Carolina de Jesus faria 110 anos

Imagem de destaque
Pesquisa feita por 23 instituições

Combate à fome no Brasil precisa de apoio urgente da ciência, alerta ABC


A Semuc programou a compra de mais de 500 livros no primeiro semestre desse ano. Com isso, o acervo é renovado com títulos novos e substituições de obras deterioradas. Também há doações de material da comunidade. As aquisições e doações são distribuídas entre as seis bibliotecas municipais.

Publicidade


Para emprestar um livro é preciso fazer cadastro na biblioteca. O leitor pode emprestar até cinco títulos de cada tipo de publicação. O prazo para devolução é de até dez dias. Um título pode ter empréstimo prorrogado se não houver reserva de outra pessoa.


Como parte da resolução do "Ano do perdão”, caso a pessoa assuma que danificou ou extraviou um livro, ela ficará livre de qualquer punição ou custo, se doar um exemplar do mesmo título para a biblioteca. As bibliotecas municipais ficaram seis meses fechadas durante a pandemia de coronavírus.

Publicidade


Restritos


As bibliotecas maringaenses também têm títulos raros que podem ser consultados e lidos apenas no local. A não ser que haja mais de um exemplar. Alguns livros raros somente para consulta no local:

- "Terra crua” - originais do primeiro livro contando a história de Maringá. Escrito por Duque Estrada em 1957
- "Livro de Ouro” - livro com mensagens deixadas na inauguração da Biblioteca Bento Munhoz da Rocha neto em 1957
- um dicionário Tupy - Guarany
- Cine Revista - publicação pocket da década de 1940


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade