O Quinteto de Cordas da Orquestra de Câmara Solistas de Londrina se apresenta nesta sexta-feira (27) na Biblioteca Pública Municipal de Londrina (avenida Rio de Janeiro, 413). O concerto é uma celebração da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, evento que acontece em todo o território nacional até o dia 29.
A diretora de Bibliotecas da SMC (Secretaria Municipal de Cultura), Leda Araújo, reforça o convite a todos nesse momento diferenciado.
"A biblioteca é um ambiente de pesquisas de estudos, de leitura. E essa é uma oportunidade de os leitores ouvirem músicas clássicas em um ambiente que atende toda a população".
Leia mais:
Sarau une poesia e crônica para celebrar os 90 de Londrina nesta sexta
Gal Costa canta 'Vingança' à capela em vídeo inédito divulgado por produtor
'Tem uma hora que cansa', diz Gilberto Gil sobre anúncio de que vai parar de fazer turnês
'Astro Bot' conquista título de Jogo do Ano no The Game Awards
Em sua trajetória, que completa 25 anos, a Orquestra de Câmara “Solistas de Londrina” sempre se preocupou em trocar experiências e crescer com o trabalho de outros artistas.
O grupo camerístico proporciona um trabalho com a música erudita de câmara, interativo, baseado em deslocar os espaços de apresentação, construir um fluxo de diferentes públicos e estabelecer canais de referência entre as pessoas e as obras executadas. A trajetória do grupo atravessa vários espaços, reproduzindo a expressão dos seus músicos.
No repertório, o grupo traz obras de Albinoni, Bach, Mozart, Vivaldi e de compositores brasileiros. Sob direção do maestro Evgueni Ratchev, se apresentam nesta sexta-feira Barbara Scarinci (violino), Múcio Lobato (violino II), Natanael Fonseca (viola), Vanderlei de Oliveira (violoncelo) e Jorge Luiz Silva (contrabaixo).
MÚSICA E EDUCAÇÃO
A 12ª edição da Mostra de Música de Câmara traz o tema “Diálogos: música, história e educação”, e conta com a participação de renomados artistas da atualidade. Além disso, foram realizadas ações educativas e concertos especiais que circularam pela cidade através dos tradicionais concertos nas igrejas e concertos didáticos com Orquestra de Câmara Solistas de Londrina.
A Mostra ocupa diversos espaços da cidade, como o Teatro Villa Rica, igrejas, Auditório PIB, Escolas Municipais e Biblioteca Pública de Londrina.
Leia a reportagem completa na FOLHA DE LONDRINA: