O compromisso da Fundação Cultural de transformar Curitiba na capital americana de Cultura começa neste domingo, 05 de janeiro, com a abertura oficial da 21ª Oficina de Música de Curitiba. O evento, que é o maior na área musical da cidade, apresenta duas fases: uma erudita (que vai até o dia 15 de janeiro) e uma de música popular (de 16 a 25 de janeiro), abrangendo oficinas e concertos.
Nesse período, 100 professores de mais de 15 países vão ministrar pouco mais que uma centena de cursos para quase dois mil alunos de todo o País, da América Latina e até da Suíça. Serão 107 cursos, sendo 57 de música erudita e 50 na área de MPB. Durante os dias da Oficina, professores, tanto da fase erudita como da fase de música popular brasileira, levarão a vários espaços da cidade uma ampla programação de concertos.
Pela primeira vez na história da oficina, os concertos serão cobrados. O preço, no entanto, são menos salgados do que shows habituais: variam de R$ 1,00 mais um quilo de alimento a R$ 5,00. ''O dinheiro será revertido para pagar os custos da oficina. Foi a forma que encontramos para contornar a alta do dólar e das passagens aéreas'', diz a presidente do conselho artístico da oficina, Janete Andrade.
Leia mais:
The Town terá Green Day, Sex Pistols, Iggy Pop e Pitty em noite do rock em 2025
CCXP 2024 traz Matt Smith, Ana de Armas e Patrick Dempsey a SP
Biblioteca Pública Municipal de Londrina terá encontros de meditação a partir desta quarta
Feira Flua Cultura promove evento dos 90 anos de Londrina na Concha Acústica
A agenda começa neste domingo, às 20h30, no auditório Bento Munhoz da Rocha do Teatro Guaíra. Pouco depois da solenidade que vai marcar a abertura da Capital Americana de Cultura 2003 e os 30 anos da Fundação Cultural de Curitiba, o violoncelista Antonio Meneses e o pianista Ricardo Castro se apresentam com a Orquestra de Câmara de Curitiba tocando peças de Joseph Haydn, sob a regência de Cláudio Cruz. Após o concerto, está previsto também show de fogos de artifícios em frente ao teatro.
No dia seguinte, na segunda-feira, começam os cursos, que transformam as salas e corredores do Colégio Estadual do Paraná, onde são realizados os inúmeros concertos dos professores e músicos convidados.
>> Confira a agenda de concertos da 21ª Oficina de Música de Curitiba