Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

A ousadia de Alex Fleming está de volta

Simone Mattos - Folha do Paraná
26 abr 2001 às 09:47

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Na última vez em que as obras do paulista Alex Flemming estiveram em Curitiba, no segundo semestre do ano passado, elas roubaram a cena na 3ª Bienal Internacional de Fotografia. Irreverente e criativo, o artista está de volta. A nova mostra, "Invólucro", ainda inédita no Brasil, será inaugurada logo mais na Ybakatu Espaço de Arte. A série reflete de forma conceitual a solidão enfrentada por ele na última década, vivendo longe de seu País, em Berlim, na Alemanha.

As telas foram substituídas por suas próprias roupas, que ganharam tintas e atitude. Segundo ele, em todos os momentos elas foram as únicas testemunhas de sua solidão, além de cúmplices e confidentes de sua vida estrangeira.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Casacos, paletós, gravatas, camisetas, calças, cuecas e camisas ganharam pigmento acrílico puro, o que sedimentou tais peças e fez com que tivessem uma espécie de couraça de proteção. Elas receberam ainda inscrições com palavras-chave como "harmonia", "fortuna", "amparo", "equilíbrio" e "imprudência".

Leia mais:

Imagem de destaque

Réveillon do Rio terá Caetano Veloso, Ivete Sangalo, Maria Bethânia e Anitta

Imagem de destaque
Postou vídeo no X

Eduardo Paes sugere show de Lady Gaga no Rio de Janeiro para 2025

Imagem de destaque
Com 12 minutos de fogos

Anitta, Ivete Sangalo, Bethânia e Caetano estão entre as atrações do Réveillon do Rio

Imagem de destaque
2.025,00

Coachella anuncia Anitta e Alok em edição liderada por Lady Gaga e Travis Scott


As cuecas têm como inscrições números cabalísticos e as gravatas, feitas especialmente para a exposição, são dedicadas a filmes brasileiros como "Mar de Rosas", "Lição de Amor", "Bye Bye Brasil" e "Nem Sansão Nem Dalila".

Publicidade


Pintar sobre superfícies não convencionais, aliás, já é uma rotina no trabalho de Flemming. Na 21ª Bienal de São Paulo, no início dos anos 90, ele apresentou uma série em que o suporte eram animais empalhados. Mais tarde usou tinta metálica em sofás, que ganharam inscrições de notícias de jornais.


A sua marca também está impressa na estação paulista de metrô Sumaré. Lá, o artista usou fotos de diversas pessoas, das mais variadas etnias que representam São Paulo. A elas, o artista sobrepôs poemas de diversos autores brasileiros.


Na exposição do ano passado, na 3ª Bienal Internacional de Fotografia, Flemming trouxe a Curitiba uma série de acrílicas sobre fotos, em que causou polêmica aplicando desenhos de mapas de várias regiões em guerra sobre belos e atléticos corpos masculinos.

Serviço: A exposição individual do artista plástico Alex Flemming será inaugurada hoje, às 20 horas, na Ybakatu Espaço de Arte (Rua Itupava, 414, fone 41-264-4752). A mostra poderá ser vista até o dia 30 de maio, de terça a sexta-feira das 15 às 20 horas e aos sábados das 10 às 13 horas.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo