Dois mil e quinhentos usuários por dia, acervo de 70 mil títulos e mais de 50 anos de história. Os dados são da contabilidade da Biblioteca Pública de Londrina, que comemora a Semana Nacional do Livro e das Bibliotecas entre os dias 22 e 29 deste mês.
Na programação da semana, a prefeitura de Londrina inclui mostra de artes gráficas, exposição de livros e realização de projeto de leitura com crianças hospitalizadas.
Durante a semana, a biblioteca será palco de duas exposições com sentidos opostos, com o objetivo de mostrar o contraste entre o cuidado e o desrespeito com os livros.
Leia mais:
Aniversário de Londrina terá atrações culturais; confira a programação
Apresentação no aniversário de Londrina abre programação do Filo
Londrina é destacada como modelo de ecossistema referência no Brasil
Em Londrina, primeira edição do Fiil debate futuro da inovação
Para isso, ficam em exposição os livros artesanais produzidos no projeto "Ilustrando Ilustres Idéias", patrocinado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic). Simultaneamente, a biblioteca expõe livros deteriorados por usuários na mostra "Terrorismo Literário".
Londrina conta atualmente com a Biblioteca Pública no centro da cidade, com a Biblioteca ramal da vila Nova (também na região central) e mais 66 bibliotecas que têm sede em escolas da rede municipal de ensino e recebem materiais da Biblioteca Pública.
Segundo o site da prefeitura, o acervo em Londrina chega a 250 mil títulos e deve aumentar em 20 mil quando for implantada a nova biblioteca no conjunto habitacional Maria Cecília (região norte).
A vila Nova e a Biblioteca Infantil (com sede ao lado da Biblioteca Pública) contam com 5.000 títulos cada. O acervo de revistas em quadrinhos na Gibiteca chega a 7.000 títulos.