O projeto "Vozes da Cidade", sob curadoria da escritora Karen Debértolis, convidou as bandas londrinenses Caburé Canela e Maracajá a se apresentarem juntas, nesta sexta-feira (5), às 19h30 no Centro Cultural SESI/AML. São doze músicos que, após dois meses de vivência coletiva, sobem ao palco para compartilhar as novas sonoridades que surgiram desse processo.
Além das 15 músicas autorais presentes no show, as bandas vão apresentar um manifesto, criado coletivamente e nomeado como Igapó-Beat, no qual apontam novos conceitos e falam sobre a situação política atual. O manifesto é uma forma encontrada pelos dois grupos de situar-se esteticamente. Em um trecho, o texto afirma: "Igapó, um termo oriundo do tupi antigo quee significa "rio de raízes ", através da junção dos termos y (água) e apó (raiz). Uma arte Igapó. Uma arte que seja um rio de raízes. Que transite sem medo, e que também seja seu próprio corpo, que se sustente. (...) Assim vamos, como um escravo que enxerga a beleza de seu patrão mas que mesmo assim, se rebela e mata e toma o cetro e vai ao centro. Revela-se. Mostra sem medo sua raiz mestiça, essa pororoca de identidades na qual já não se sabe onde nasceu. Igapó - BEAT é a batida de um rio de raízes".
Caburé Canela, banda formada em 2013, tem como ponto de partida a mistura de estilos e de referências musicais. Desde o início, o grupo procura inventar uma sonoridade própria, aquém ou além das fronteiras que determinam e limitam um gênero musical. Em fevereiro deste ano a banda lançou seu primeiro CD, Cabra Cega, feito de forma totalmente independente.
Leia mais:
1º Festival Internacional de Inovação acontece em dezembro em Londrina
Réveillon do Rio terá Caetano Veloso, Ivete Sangalo, Maria Bethânia e Anitta
Eduardo Paes sugere show de Lady Gaga no Rio de Janeiro para 2025
Anitta, Ivete Sangalo, Bethânia e Caetano estão entre as atrações do Réveillon do Rio
Já a banda Maracajá nasceu no final de 2016 e procura dialogar com uma pluralidade de ritmos e estilos, o que resulta em uma sonoridade que passeia entre o pop e popular, o erudito e o "menos dito". A banda traz um discurso engajado e carregado de brasilidade.
Serviço
Caburé Canela e banda Maracajá no "Vozes da Cidade"
Sexta-feira (5), às 19h30
Centro Cultural Sesi/AML (rua Maestro Egídio Camargo do Amaral, 130 - em frente à Concha Acústica)
Entrada livre - ingresso solidário doação de 1L de leite tetrapak