Um dos únicos tributos brasileiros ao centenário de nascimento do compositor Geraldo Pereira (1918-1955) acontece em Londrina. Desde novembro do ano passado, o grupo Cadência Sincopada realiza uma série de shows e palestras com o objetivo de tornar conhecido o autor de clássicos que costumamos cantar a partir das vozes de outros intérpretes, como "Falsa baiana", "Sem compromisso" e "Escurinho".
Neste sábado, dia 23 de fevereiro, será a última oportunidade de conferir o espetáculo "Centenário de Geraldo Pereira – O Rei do Samba Sincopado", que já passou por diversas vilas culturais e agora chega ao Centro Cultural SESI/AML, bem em frente à Concha Acústica. A apresentação começa às 19h30, com ingressos gratuitos distribuídos a partir das 19 horas. A capacidade da casa é de 126 lugares. O projeto tem patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura de Londrina, por meio do PROMIC – Programa Municipal de Incentivo à Cultura.
Além de se divertir com os arranjos inventivos das músicas, assinados por Lucas Fiuza, o público presente vai participar da gravação oficial em vídeo do show. Lucas (no cavaco e bandolim) é acompanhado por Silvia Borba (vocal), Ramon Maciel (violão), Lucas Dias (percussão) e Reinaldo Resquetti (trompete, flugel e trombone). Desde seu nascimento, em 2016, o Cadência Sincopada dedica-se à pesquisa do samba de breque em seus efeitos e construções harmônicas.
Leia mais:
Aniversário de Londrina terá atrações culturais; confira a programação
Apresentação no aniversário de Londrina abre programação do Filo
Londrina é destacada como modelo de ecossistema referência no Brasil
Em Londrina, primeira edição do Fiil debate futuro da inovação
Depois de um especial sobre João Nogueira, o grupo resolveu dedicar-se à obra de Pereira - compositor mineiro radicado no Morro de Mangueira, considerado o inventor das paradas repentinas, idas e vindas da síncope do samba. No repertório do show, além dos sucessos já citados, os músicos interpretam composições menos conhecidas como "Pisei num despacho" (parceria com Elpídio Viana), "Conversa fiada" (com Ciro de Souza), "Onde está a Florisbela" (com Ari Monteiro) e "Pode ser?" (com Marino Pinto). O espetáculo investe também na construção visual, com figurinos em referência à escola de samba verde-e-rosa assinados por Alex Lima e iluminação de Amanda Moura. A produção é de Davi di Pietro.
Serviço:
Centenário de Geraldo Pereira – o Rei do Samba Sincopado
Último show
Com "Cadência Sincopada"
Sábado, 23 de fevereiro
Às 19h30*
*Ingressos distribuídos a partir das 19 horas
No Centro Cultural SESI/AML (R. Maestro Egídio Camargo do Amaral, 130, em frente à Concha Acústica)
GRATUITO