O projeto de educação musical "Um canto em cada canto", apresenta nesta quinta-feira (28) e sexta-feira (29), no Teatro Ouro Verde, às 20h, o concerto de encerramento das atividades do 1º semestre de 2007. O projeto é patrocinado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), da Secretaria Municipal de Cultura, em 14 escolas da rede municipal de toda a cidade. A proposta atende cerca de 700 crianças entre 7 e 12 anos.
Em cada noite o concerto terá a participação de 350 crianças. No repertório, 11 músicas folclóricas brasileiras e em outras línguas, como espanhol e hebraico. Segundo a assessora de História da Secretaria Municipal de Educação, Eva Maria de Andrade, o projeto é desenvolvido principalmente em escolas da periferia.
O projeto que originou a formação do coral foi idealizado pela maestrina e coordenadora artística Lucy Schimiti, que compõe a equipe de orientação dos alunos, formada ainda pela coordenadora pedagógica Oleide Lelis, a professora municipal e regente Klesia Garcia e os músicos Ana Paula Miqueletti e Silva, Bethânia Lívia Paranzini, Carla Nishimura e Wagner Almirão.
Leia mais:
Aniversário de Londrina terá atrações culturais; confira a programação
Apresentação no aniversário de Londrina abre programação do Filo
Londrina é destacada como modelo de ecossistema referência no Brasil
Em Londrina, primeira edição do Fiil debate futuro da inovação
Para a regente Klesia Garcia, o projeto proporciona muitos benefícios à criança. Um deles é a sensibilidade musical. De acordo com ela, mesmo se a criança não se tornar um músico, vai ter sensibilidade à música. Outro fator importante, segundo Klesia, é que o projeto vai ao encontro da proposta musical das ementas de todas as escolas do Brasil. Ela disse que o ensino musical consta nas ementas, mas na maioria das escolas não é aplicado.
No entanto, conforme a regente, a principal contribuição do projeto para as crianças é o resgate da auto-estima tanto dos alunos quanto dos pais. "Os alunos melhoram na escola, conseguem ficar mais concentrados e os professores notam a mudança. Para os pais, que são pessoas simples, é um orgulho ver o filho se apresentando no teatro", afirmou Klesia.