Será lançado nesta quarta-feira, no salão nobre da Prefeitura, o Espaço Cultural Frans Krajcberg, que vai reunir em torno de 50 obras que o artista está doando para o município.
O novo espaço cultural deverá ser inaugurado no segundo semestre deste ano e ocupará a área da Galeria Krajcberg, construída em 1995 no entorno da estufa do Jardim Botânico para abrigar exatamente uma grande exposição de obras do escultor polonês radicado no Brasil.
De acordo com a Secretaria Municipal de Comunicação, a galeria passará por uma ampla reforma nos seus 1.320 metros quadrados de área, ganhando uma nova cobertura, com aberturas especiais para circulação do ar, uma sala multimídia, um auditório com 60 lugares e uma loja-café.
Leia mais:
Aniversário de Londrina terá atrações culturais; confira a programação
Apresentação no aniversário de Londrina abre programação do Filo
Londrina é destacada como modelo de ecossistema referência no Brasil
Em Londrina, primeira edição do Fiil debate futuro da inovação
A intenção é que o espaço cultural trabalhe em constante interação com o Espaço Krajcberg, que será inaugurado em novembro, em Paris, e o Museu Krajcberg, que será implantado em Nova Viçosa, no Sul da Bahia, ainda sem data para inauguração.
Entre as obras doadas por Krajcberg que vêm para a área do Jardim Botânico estão esculturas e relevos, além de fotografias, vídeos, publicações e materiais para trabalhos educativos. Algumas das obras estiveram expostas na mostra de 1995.
Frans Krajcberg nasceu em abril de 1921 na cidade de Kozienice, Polônia. Filho de uma família de comerciantes judeus desaparecida em 1945 no holocausto, veio para o Brasil em 1948 e naturalizou-se brasileiro em 1954.
Começou no seu novo país a brilhante carreira artística, elegendo a natureza como matéria prima. Suas obras ganharam o mundo e estão expostas em museus do Rio de Janeiro, São Paulo, Paris, New York, Buenos Aires, e em coleções particulares, brasileiras e estrangeiras.
Serviço:
Lançamento do Espaço Cultural Frans Krajcberg
Salão Nobre da Prefeitura Municipal de Curitiba
Quarta-feira, 23 de abril, às 15h